Projeto de apê em Salvador valoriza coleção de arte em living multiuso
O casal e o filho, empresários, escolheram um apartamento de 370 m² no bairro Corredor da Vitória, em Salvador (BA), para viver e trabalhar: “Precisavam de um espaço à altura, confortável, elegante e reservado, para receber em casa pessoas de negócios, inclusive estrangeiros”, conta o arquiteto Guido Ramos, da SQ+Arquitetos Associados, que assina o projeto de interiores.
“À altura” não é modo de dizer: o Corredor da Vitória 2 está no décimo sétimo andar de um edifício localizado na Cidade Alta – ou seja, sobre uma falésia –, que tem horizonte para a Baía de Todos os Santos. “A vista em 180°, a partir da área social, é deslumbrante”, descreve Ramos. Lá de cima é possível ver a piscina do condomínio e o píer que "encontram" o mar.
O pedido era por uma ambientação contemporânea que tivesse um grande living para diversas atividades sociais: jantares, sessões de cinema, degustação de vinhos, recepção de pessoas e música clássica. Para uma composição harmoniosa com as obras de arte, os proprietários preferiram os revestimentos mais nobres – como o piso Nanoglass (material obtido por microcristalização do vidro, pó de mármore e aglutinantes).
Se a ideia era priorizar a área social e de convívio da família, a arquitetura de interiores não economizou com sistemas integrados de som e imagem (inclusive em todos os dormitórios), climatização completa e projeto luminotécnico que buscaram valorizar um gosto mais clássico, sem ser antigo.
Quanto à distribuição das cores, optou-se por uma base neutra para os móveis, pisos e as paredes (brancos, acinzentados), com o objetivo de destacar as telas, esculturas, instalações e alguns objetos de decoração mais tradicionais como o lustre de cristais sobre a mesa de café.
“Recebemos o apartamento diretamente da construtora e quase não interferimos no layout original. A única mudança foi uma quinta suíte para hóspedes, a partir da transformação de parte do conjunto de serviços (cozinha, lavanderia, quarto de empregada e banheiro)”, explica o arquiteto.
Assim, o apartamento Corredor da Vitória 2 apresenta living ampliado e integrado com a sala de jantar e o home theater, decorado com móveis da Toque da Casa e as obras do artista Ricardo Teixeira. A família conta ainda com uma prataria e uma rouparia.
Os sanitários levam também os revestimentos em Nanoglass e na cozinha, os armários são da Kitchens, e suas bancadas, em Corian.
Ficha técnica
Corredor da Vitória 2 , Salvador (BA)
Projeto de SQ+Arquitetos Associados
Detalhes do projeto- Início do Projeto 2010
- Conclusão da Obra 2011
- Projeto SQ+Arquitetos Associados
- Equipe Sidney Quintela
- Colaboradores Guido Ramos
- Projeto Luminotécnico SQ+Arquitetos Associados