Mar e lagoa compõem o cenário ideal para a Casa Praia dos Lagos. Situada no litoral norte da Bahia, mais precisamente na estrada do Coco, entre Salvador e Praia do Forte, a residência de fim de semana tem projeto arquitetônico do escritório Sotero Arquitetos.
“Os ventos muito fortes que sopram do mar, característicos do lugar, definiram o desenho da casa" diz o arquiteto Adriano Mascarenhas. Por isso, foi preciso proteger a piscina e a área de lazer, criando dois volumes distintos e entre eles uma zona de transparência que formam a necessária barreira e permitem a contemplação tanto do mar, nos fundos do terreno, quanto da lagoa, na parte frontal.
Esse bloco intermediário, que abriga a sala de jantar e recebeu fechamento em vidro, interliga os outros dois volumes: trata-se de uma laje suportada por apenas quatro pilares e duas vigas invertidas com 75 cm de altura.
O terreno, com geometria irregular e 1.126 m², teve o desnível de três metros vencido por escada de acesso que conduzem aos generosos espaços destinados a lazer, compostos por duas piscinas (uma delas rasa), hidromassagem, varanda e espaço gourmet com forno, ligado à cozinha e ao setor de serviço. A laje, com 60 m², garante sombreamento a esses ambientes de convívio.
Volumes e cobertura
Na porção construída voltada para o mar estão dispostos os volumes de dois pavimentos, dotados de sacadas. Ao norte está o bloco destinado aos hospedes, compreendendo dois apartamentos com plantas idênticas e acesso independente, enquanto na construção da face sul, ficam agrupados o estar e "home theater", no térreo, e as suítes do casal e filhas, o piso superior.
O subsolo é tomado pela lavanderia, pelo depósito e por dois dormitórios com banheiro para empregados, além do estacionamento com pergolado de concreto.
Ao contrário do habitual no litoral baiano, que utiliza o telhado colonial como característica arquitetônica marcante, este projeto lança mão de uma linguagem contemporânea, pouco usual – a laje plana de concreto armado –, sem, contudo, descuidar dos necessários recursos de proteção do sol e da chuva, com beirais generosos, varandas e pérgolas.