Projeto primoroso e acabamento de qualidade trazem sofisticação a apartamento de 180 m²
Antes mesmo de receber as chaves da construtora, os proprietários desse apartamento de 180 m², no bairro Parque dos Príncipes, em São Paulo, já sabiam que era preciso fazer algumas adaptações para que o imóvel combinasse com seus conceitos de conforto e bem-estar e, mais do que tudo, seu estilo de vida. Foi então que contrataram a designer de interiores Marília Brunetti de Campos Veiga, para elaborar uma maneira de aproveitar melhor o espaço, com soluções práticas e aconchegantes.
Foram seis meses de transformação –entre reforma e decoração– derrubando paredes e criando outras divisões para dar vida a uma nova distribuição de ambientes. Na parte de estrutura, executada pela Foco Engenharia, foi eliminado o quarto de empregada, onde foi possível criar uma despensa, que além de comportar os alimentos, dá suporte à cozinha, acomodando freezer e geladeira. Resultado: uma copa mais ampla e confortável.
Aproveitando ainda o mesmo espaço, Marília criou uma adega completamente integrada à sala de jantar, como parte integrante de uma estante embutida em uma das paredes. Entre a sala de jantar e a área de serviço foi eliminada uma passagem, que era um espaço dispensável, que se transformou em uma segunda despensa. Nela, foi instalado um bom armário voltado para a área de serviço.
Pequenas trocas, grandes resultados
O passo seguinte à modificação de estrutura foi a escolha do acabamento, a especificação do material que seria usado, além da adequação dos pontos de elétrica e tomadas, de acordo com o novo desenho da planta. “Ter boa qualidade e sofisticação foi o objetivo principal do cliente ao escolher os acabamentos”, conta Marília Veiga.
Com essa premissa ela chegou ao resultado de piso branco de mármore pighes na sala de jantar, home theater e varanda (além do lavabo e hall de entrada), os ambientes que representam a área social do apartamento. “Para dar a sensação de continuidade, de integração”, justifica a designer de interiores. Ícone de bom gosto, o revestimento trouxe nobreza à decoração e, ainda, favoreceu a amplitude, por ser claríssimo.
Ainda nesse ambiente, outra modificação: a varanda foi fechada com vidros e pode ser climatizada com ar condicionado. O detalhe agrega conforto, já que não interfere na luz natural que pode ser muito bem aproveitada nos ambientes internos.
No lavabo foi trocada a bancada original por outra feita sob medida, com saia e frontão mais largos, que, além de esconder o sifão, deixa a decoração mais sofisticada, diferentemente do padrão da construtora, mais simples. A tradicional cuba de louça também foi substituída por outra mais moderna, de acrílico.
Muita luz
Ponto alto do projeto, a iluminação é embutida no teto rebaixado de gesso, que permite circuitos independentes, com diversas possibilidades: mais fraca para assistir televisão, mais forte quando o objetivo é iluminar intensamente. Para a hora do jantar, uma luz mais pontual, oferecida por um pendente sobre a mesa. Nas mesas laterais, tanto da sala quanto da suíte, abajures garantem uma iluminação mais íntima. “É possível produzir diversas sensações através da luz e isso foi seriamente considerado”, conta Marília Veiga.
Arte, aconchego e convivência
No novo projeto, a área social –que une home theater, sala de jantar e varanda– resultou em um living gostoso de estar, com todos os espaços integrados. Da mesa de jantar, é possível ver a televisão e, também, a varanda, que está diretamente ligada ao espaço reservado para as refeições, completando a ligação entre os três ambientes. “Tenho uma preocupação estética, de equilíbrio visual, mas a prioridade aqui foi conforto e aconchego, aquela sensação de casa gostosa, boa de viver”, define Marília Veiga.
Depois de decidir qual seria o conceito de convívio do apartamento, a segunda etapa foi partir para os detalhes da decoração, da harmonia entre os elementos. Rodapé diferenciado, padronagem dos tecidos, móveis com design expressivo e ao mesmo tempo confortáveis, tapetes com textura, cortinas integradas ao forro.
“A sensação estética de harmonia só é possível quando não há excessos, mas equilíbrio. Tudo foi pensado em um contexto, nada isolado. Nos móveis maiores, como sofá e cadeiras de jantar, assim como no piso, a predominância de uma cor neutra e clara. Nos detalhes, um toque de cor, como nos objetos menores e nas almofadas. Dessa forma o projeto fica dinâmico, com possibilidades de mudanças e o contraste fica suave e bonito”, explica a designer. “Um projeto funcional é aquele que se pode sentir, usar à vontade. Não aquele que parece feito para ver, como uma vitrine. O apelo visual é importante, mas o aconchego e o conforto são essenciais”, finaliza a mentora do projeto. (Isabela Leal, colaboração para o UOL)
Ficha técnica
Apartamento Parque dos Príncipes, São Paulo
Projeto de Marília Brunetti de Campos Veiga
Detalhes do projeto- Área Construída 183 m²
- Conclusão da Obra Outubro de 2010
- Projeto Marília Brunetti de Campos Veiga
- Construção Foco Engenharia