O Apartamento Higienópolis, em São Paulo, foi comprado por um casal de publicitários antenados, que queria um espaço amplo e acolhedor e, ao mesmo tempo, cheio de itens para lembrar a história do edifício datado em 1950, que conta com vitrôs voltados para um pátio interno e arborizado do condomínio.
Os arquitetos da D2N são os responsáveis pela reforma do apartamento de 160 m², que precisou de uma grande intervenção estrutural. Por estar localizado no térreo, a integração das salas de estar, jantar e cozinha, que juntas ocupam área total de 87 m², exigiu trato com pilares mais parrudos, responsáveis pela sustentação do edifício.
Graças à localização no térreo, os arquitetos conseguiram alterar as instalações hidráulicas para a criação de novos banheiros, o que não seria possível nos apartamentos dos outros andares. Foram criados um lavabo de uso social, além de um quarto de hóspedes com banheiro, onde antes ficava a área de depósito e serviços.
A suíte do casal de publicitários foi ampliada para receber closet. Já a cozinha foi mantida na sua posição original, mas com abertura para o living, através de um grande passa-prato, mudança essencial para os novos donos do imóvel, que gostam de dar festas e jantares na residência.
Os tacos clássicos de madeira, estilo “perobinha”, foram recuperados e ebanizados, mantendo o piso original do prédio cinquentista paulista.
O acervo dos clientes, como obras de arte, postêres e objetos de decoração, passou por uma curadoria dos arquitetos para que cada item encontrasse seu lugar no Apartamento Higienópolis. O resultado estético é uma mistura de elementos velhos e novos, de estilos passados e presentes, sempre conectados pelo uso da cor e distribuição despojada.