Varanda de 42 m² oferece descontração e requinte em apartamento à beira-mar
Moradas de praia sempre sugerem descontração, informalidade e sossego. Este é o caso desse apartamento localizado em Riviera de São Lourenço, litoral norte de São Paulo, cujo projeto de reforma leva a assinatura do arquiteto Diego Revollo.
“Atualmente estamos vivendo a cultura dos terraços, o que é ótimo na praia. Por isso, procurei valorizar muito esse espaço espetacular que tem 42 m²”, afirma o profissional que, atendendo os desejos dos moradores – um casal com filhos grandes –, criou ambientações despojadas, porém com alguns requintes e muita originalidade.
O apartamento novo teve seus revestimentos originais conservados, especialmente os de piso, uma cerâmica adequada ao clima praiano. As alterações na planta também foram simples, somente pequenas interferências para tornar mais prática a utilização dos espaços. Um exemplo é a demolição da parede que separava a cozinha da sala de jantar e sua substituição por uma porta dupla e corrediça. O hall de entrada também teve uma das paredes eliminadas, de modo a promover a integração total com o living.
Na praia, mas com jeito urbano
Com 210 m², o imóvel possui espaços generosos também na ala íntima, composta por quatro suítes, todas servidas por agradáveis varandas. A decoração dos dormitórios acompanha a linguagem e as cores usadas na área social, criando ambientes confortáveis e de grande leveza.
A composição interna prima pela harmonia e bom gosto: “procurei fugir um pouco do estereótipo de praia convencional para conceder ao apartamento certa atmosfera urbana, adotando um conceito mais contemporâneo, de acordo com o estilo de vida dos proprietários que usam o apartamento apenas aos finais de semana”, conta Revollo.
Assim, a valorização da varanda principal foi a primeira providência do arquiteto, ao instalar um deck que nivela o piso e integra o ambiente ao living. Ali, há espaço suficiente para a composição de um recanto de estar e outro de jantar, tudo de frente para o mar e uma bela paisagem.
Varanda de apartamento na Riviera de São Lourenço tem estar confortável e vista para o mar
Varandas aconchegantes e verdes
Móveis com estrutura de madeira de demolição ou com acabamento laminado criam a base para tecidos náuticos brancos. O grande destaque da varanda, porém, está na parede inteiramente coberta por um jardim vertical, ou seja, inúmeros vasos com plantas trazem a natureza para o apartamento.
Esse jardim possui um sistema de irrigação automatizado que permite a manutenção das plantas. A espécie escolhida pelo paisagista Ronaldo Kurita foi o cacto-macarrão (Rhipsalis baccifera), pela sua resistência, e um timer programado com antecedência faz com que o sistema seja acionado mesmo quando não há alguém no local.
O living reflete uma atmosfera agradável, num equilíbrio de cores, materiais e formas. Nada excede, nada falta. A madeira freijó em tom mel aquece os espaços e contrasta com o branco e o azul, que remetem ao mar, ao céu. Aproveitando a parede com 9 m de comprimento, o arquiteto desenhou um aparador de 4 m, em laca azul sobreposto ao móvel do estar - no tom da madeira - que apoia os equipamentos de som.
Essas peças alongadas, de proporções maiores que o normal, concedem elegância ao living que ainda tem como destaque uma mesa lateral inusitada: trata-se de um cubo em azulejos azuis e brancos assinados por Athos Bulcão, consagrado artista plástico que criou obras para os edifícios de Brasília, entre outros trabalhos de grande importância para o cenário cultural brasileiro.
Ficha técnica
Apartamento na Riviera de São Lourenço, Bertioga, SP
Projeto de Diego Revollo
Detalhes do projeto- Área Construída 210 m²
- Início do Projeto Abril de 2010
- Conclusão da Obra Janeiro de 2011
- Projeto Diego Revollo Arquitetura
- Equipe Carolina Toledo, Bruno Mattos, Izabella Escabeche, Marcelo Rizzo e Suzane Fukuda
- Projeto de Arquitetura Diego Revollo
- Projeto de Decoração Diego Revollo
- Projeto de Paisagismo Ronaldo Kurita
- Construção JDS Reformas
- Projeto de Instalações Elétricas JDS Reformas
- Projeto Luminotécnico Diego Revollo