Você é convencido?
Ser autoconfiante é diferente de ser arrogante. Quer saber se você é um convencido? Faça o teste elaborado com a consultoria de Marianna Protázio Romão, psicóloga pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
- 110
Você é convidado para dar uma palestra. Como se prepara?
- 210
Você é demitido. Como lida com a perda do emprego?
- 310
Seu parceiro coloca um ponto final na relação. Como reage?
- 410
Você acaba de mudar de emprego. Como interage com os novos subordinados?
- 510
Um amigo o convida para ser padrinho de casamento. Mas você está sem dinheiro para o presente. O que faz?
- 610
Você é promovido. Como reage à notícia?
- 710
Você terá que mudar de cidade por conta do emprego. Como lida com a situação?
- Cogita desistir da oportunidade. Não se imagina longe dos seus amigos e familiares.
- Vai sem pensar duas vezes. Outras pessoas saberão o quanto você é brilhante.
- Fica dividido e desconfortável com a situação, mas não demonstra. Em último caso, arranja uma desculpa.
- Aceita a proposta da empresa. Pode ser uma boa chance de progredir na carreira.
- 810
Seu cabeleireiro propõe um novo corte de cabelo. O que acha da ideia?
- 910
A empresa propõe que vá se especializar em outro país, com todas as despesas pagas. Você aceita?
- 1010
O que prepara para receber os amigos em casa?
Sim, cheio de si
Sim, cheio de si
Você está convicto de que tem plena capacidade de lidar com qualquer situação, seja ela boa ou ruim. E mais: acredita que ninguém é melhor do que você para enfrentar os altos e baixos da vida. Pois saiba que esse excesso de autoconfiança pode esconder imaturidade. "A arrogância pode ser uma forma de se defender, de fazer prevalecer os próprios pontos de vista e de esconder a falta de jogo de cintura para lidar com críticas", diz a psicóloga Marianna Protázio Romão. Você acredita que, agindo assim, conseguirá atingir suas metas e ser respeitado pelos demais. Em vez disso, procure lembrar-se de que não é melhor e nem pior do que ninguém, mas único e capaz.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Não, é autoconfiante
Não, é autoconfiante
Embora saiba que a vida é feita de altos e baixos, você tem consciência de que não é possível colher bons frutos sem se arriscar. E, por isso, vive um dia de cada vez sem medo de ser feliz. "Pessoas assim confiam na própria capacidade de lidar com o mundo exterior sem serem esmagadas por ele", diz a psicóloga Marianna Protázio Romão. Porém, você também sabe que existe uma linha bem tênue entre a autoconfiança e a arrogância. Por esse motivo, toma o máximo cuidado para não valorizar apenas suas habilidades e capacidades no dia a dia, mas procura aprender com o que os outros têm a oferecer. E esse é exatamente o caminho.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Não, é inseguro
Não, é inseguro
De acordo com suas respostas, você sente frio na barriga só de pensar em sair da sua zona de conforto. Não confia nos próprios talentos e acredita não ter capacidade de lidar com desafios e imprevistos. Para lidar com essa insegurança, é importante saber que todos têm seus receios, mas que é preciso dar um passo em direção ao desconhecido, acreditando que possui em si mesmo todas as ferramentas para enfrentar qualquer dificuldade que surgir no caminho. "Se não vivermos a vida com seus sabores e dissabores, jamais saberemos até onde poderíamos ter chegado", afirma a psicóloga Marianna Protázio Romão.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Pode até parecer, mas não é
Pode até parecer, mas não é
Você pode ser muito confiante nas tarefas nas quais tem experiência, mas não ousa encarar desafios, pois tem medo de falhar e dos outros descobrirem suas fraquezas."Pessoas assim evitam tudo aquilo que possa lhes tirar dos lugares em que sua excelência seja reconhecida", explica a psicóloga Marianna Protázio Romão. O risco desse comportamento é viver a vida de forma limitada ou, pior, atrás de uma máscara. E, com isso, acabar estagnado. Procure acreditar que é capaz de ir além, que é competente. Tenha consciência de que está sujeito a todo tipo de situação, mas que sua capacidade para o êxito prevalece.
Gostou do resultado? Compartilhe!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.