Que tipo de chefe você é?
Descubra a partir do teste elaborado com a ajuda de Carla Weisz, consultora com MBA em gestão de negócios e autora do livro "O Dono da História" (Editora Évora), sobre liderança e cultura organizacional
- 110
Com que frequência você conversa com a sua equipe?
- Vai até a mesa dos subordinados várias vezes ao dia. E não fala só sobre trabalho
- Além dos feedbacks programados, convoca a equipe para cobrar e comemorar resultados
- Só quando precisa passar orientações sobre um trabalho, cobrar prazos ou resultados
- Troca e-mails várias vezes por dia com cada um, para acompanhá-los de perto
- 210
Você tem problemas com atrasos na equipe que lidera. Como atua em relação a isso?
- Começa a controlar pessoalmente o horário de cada funcionário, antes de adverti-los
- Avisa que os que continuarem atrasando receberão punições, como advertências formais
- Convoca todos para uma reunião, expõe a questão e pede sugestões para resolvê-la
- Durante um almoço informal, comenta que eles precisam maneirar
- 310
Quando o resultado de um colaborador não é o esperado, como age?
- Chama o colaborador para uma conversa individual e busca com ele uma solução
- Depende da amizade que tem com ele. Quanto mais próximo, mais tolerante você será
- Evita passar a ele projetos que exijam maior responsabilidade e absorve a demanda
- Faz questão de expressar seu descontentamento, na frente de toda a equipe
- 410
A empresa perde um importante cliente e o faturamento cai. O que você diz à equipe?
- 510
Um membro da equipe se destaca muito em um projeto. Como você reage?
- Não perde tempo e vai logo parabenizá-lo na frente de toda a equipe
- Fica satisfeito, mas não diz nada. Afinal, ele não fez mais do que a obrigação
- Manda e-mail cumprimentando-o e, em momento propício, compartilha o resultado com a equipe
- Relaxa e considera a possibilidade de deixá-lo trabalhar com mais autonomia
- 610
Sempre que precisa delegar uma tarefa importante, o que leva em consideração?
- O seu tempo para executá-la. Delega o mínimo possível, para garantir um bom resultado
- A experiência do time. Prefere trabalhar com quem já sabe que dá conta do recado
- A sua expectativa. Vai deixar claro para o responsável os resultados que espera obter
- As características do time. Decide quem, na equipe, tem o melhor perfil para cada trabalho
- 710
Você precisa fazer um corte na equipe. Como decide quem vai sair?
- 810
Um bom funcionário está tendo resultados pífios em um projeto. O que você faz?
- 910
A empresa mudou um pouco o foco de atuação. Qual o impacto na sua equipe?
- Nulo. Você acredita que, com um pouco de paciência, todos poderão se adequar
- Significativo. Faz um estudo antes de decidir quem será realocado e quem precisa sair
- Mínimo. Vai mudar mais para você, que acabará sobrecarregado até que todos se adequem
- Imenso. Você demite rapidamente os antigos funcionários e abre novas vagas
- 1010
Uma ordem sua é contestada. Como reage?
- Fica extremamente irritado, mas não discute, apenas cobra obediência
- Depende de quem o confronta. Se for um amigo em quem confia, vai tolerar bem
- Fica bastante desconfortável e até ouve o outro, mas, no final, reforça sua decisão
- Tenta entender os motivos do outro e, ao perceber que são coerentes, muda o posicionamento
Autoritário
Autoritário
Suas respostas indicam que, para fazer valer sua autoridade, você muitas vezes amedronta, humilha e pressiona a equipe, um tipo de comportamento que, hoje em dia, tem pouco espaço no mercado. Seu autoritarismo caminha junto com a arrogância, o que faz com que não assuma erros, não aceite sugestões e, assim, não se desenvolva. Outro ponto é que você contribui pouco para o amadurecimento da equipe. "Essa postura o impede de aprender com os demais, de construir um legado e ainda de reter os melhores talentos', afirma a consultora Carla Weisz
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Controlador
Controlador
Aparentemente, apesar de estar em uma posição de liderança, você tem dificuldade de trabalhar em equipe. A característica pode estar relacionada à insegurança, ao excesso de competitividade, ao medo ou a todas essas características juntas. "Esse tipo de atuação impede o amadurecimento da relação com a equipe, gera estresse e leva à desmotivação dos subordinados. Além disso, pode prejudicar os resultados, já que o chefe não consegue estar em todos os lugares, o que torna o processo mais lento", diz a consultora Carla Weisz
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Amigo
Amigo
Ter uma boa relação com os funcionários pode ser excelente para a produtividade. No entanto, é preciso ser cauteloso para agir com profissionalismo no ambiente de trabalho, principalmente quando há uma proximidade com a equipe fora dele. Cuidado que aparentemente você não vem tomando. "O risco é tomar decisões imaturas e se deixar levar pelas relações em vez de analisar dados. Contribuir para a formação de 'panelas' ou 'patotas' dentro do time também é ruim. Assim, em vez de agregar, você estará contribuindo para a divisão da equipe", afirma a consultora Carla Weisz
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Equilibrado
Equilibrado
Suas respostas indicam que você atua com coerência e transparência, que se faz presente para orientar e cobrar, que comemora os sucessos e ajuda a minimizar o impacto dos fracassos. "O bom líder faz o que fala e fala o que faz. Orienta para ajudar as pessoas a crescerem, identifica os talentos individuais, dá espaço para que os integrantes do time ofereçam o seu melhor e, ao mesmo tempo, valoriza o espírito de equipe", diz a consultora Carla Weisz. Características que aparentemente você tem e nas quais deve continuar investindo, para evoluir sempre
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