Pode xampu na cabeça? Veja se o banho do seu cachorro está correto
Não basta amor e carinho. Descubra se conhece os cuidados que devem ser observados no momento de lavar, secar e escovar seu animal, a partir do teste elaborado com a colaboração de especialistas.Fontes: Fabiana Walverde, veterinária e responsável técnica de escola de banho e tosa, em Campinas (SP). Gabriela Rodrigues Sampaio, veterinária e professora da UFLA (Universidade Federal de Lavras). Weslem Garcia Suhett, mestre em Ciência Animal com ênfase em cardiologia e hemoterapia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).
- 110
O xampu deve ser aplicado na cabeça e espalhado pelo corpo
- Certo
- Errado
Errado
O ideal é aplicar pequenas quantidades de produto, sempre no dorso do animal, onde se divide a pelagem. A partir daí, espalhe com as mãos e limpe as áreas de menor sujidade primeiro, deixando as patinhas para o final. Durante o banho, também é imprescindível evitar que o xampu escorra e atinja os olhos do animal.
- 210
Para higienizar as genitálias, basta usar água
- 610
Em dias quentes, basta usar uma toalha macia para secar o animal
- Certo
- Errado
Errado
O excesso de umidade pode ser retirado com uma toalha, porém, é imprescindível a utilização de um secador ou soprador, principalmente no caso das raças mais peludas, como Lhasa Apso, Maltês e Poodle. Deve-se poupar apenas as áreas que não têm pelos e a região dos olhos - tanto a força do vento gerado quanto a temperatura alta podem causar úlceras na córnea.
- 710
Quanto mais banho o animal tomar, melhor
- Certo
- Errado
Errado
A frequência do banho varia de acordo com a raça. Mas a maioria dos animais se adapta à rotina de higienização quinzenal ou semanal. Dar banhos em intervalos menores do que sete dias não é aconselhável, pois prejudica o processo de regeneração celular e pode levar ao ressecamento excessivo da pele.
- 910
Xampus e condicionadores específicos para cães podem ser utilizados sem medo
- 1010
As dobras do corpo do cachorro merecem cuidados no momento da secagem.
- Certo
Certo
Cuidados extras devem ser adotados na limpeza e secagem de áreas que sofrem atrito natural, como região axilar, virilha, espaços interdigitais ? nas patas -, pregas vulvares nas fêmeas e pele escrotal nos machos. A umidade favorece o desenvolvimento de lesões e de infecções bacterianas secundárias.
- Errado
- Certo
- [[pts]] de 10 pontos
Gostou do resultado? Compartilhe!
- [[pts]] de 10 pontos
Gostou do resultado? Compartilhe!
- [[pts]] de 10 pontos
Gostou do resultado? Compartilhe!
- [[pts]] de 10 pontos
Gostou do resultado? Compartilhe!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.