Atingir a igualdade de gênero no mundo vai levar um tempinho. Para ser mais exato, 99,5 anos, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial divulgado em meados de dezembro. Provavelmente, nem nós nem você estaremos aqui para ver isso acontecer.
Andando a passos lentos em busca da esperada equidade de direitos, oportunidades, salários e responsabilidades entre homens e mulheres, é comum que se repita, como forma de incentivo, que o futuro é feminino.
Mas e o presente?
Para mostrar que a gente está no caminho certo, Universa reuniu aqui 19 mulheres brasileiras que, em 2019, contribuíram, em pequena ou larga escala, para essa transformação.
Da jogadora Marta, que se tornou a maior artilheira em Copas, à astrofísica brasileira reconhecida como uma das melhores jovens cientistas do mundo, as escolhidas atuam em áreas tão diversas como cultura, política, defesa dos direitos humanos, moda, meio ambiente e empreendedorismo.
São 19. Mas poderiam ser muitas mais. Elas servem de inspiração para que as mulheres que vêm aí possam acreditar que —antes tarde do que nunca— não haja mais lugar onde uma mulher não possa chegar.