Há três anos, cansada de ver blogueiras postarem o "look do dia", a jornalista e consultora de moda Lilian Pacce propôs um desafio. Batizado de #1lookporumasemana, era uma reação à mania de algumas blogueiras, que ela considera "um absurdo, além de muito cafona", de ficar trocando de roupa toda hora. A ideia era que as pessoas usassem a mesma roupa durante sete dias, mudando apenas os acessórios. "A gente não tem que lavar e passar tanta roupa, porque isso é desperdício da nossa energia, água, eletricidade", diz Lilian.
O desafio, que continua fazendo sucesso no Instagram, hoje se mostra ainda mais pertinente. "Por causa da pandemia, sem sair de casa, nós usamos menos roupa e, portanto, lavamos menos roupa. O desafio agora foi totalmente incorporado. As pessoas me falam: 'Eu passo uma semana com a mesma calça'. E por que não, gente?".
Lilian levanta a bandeira da sustentabilidade há quase 15 anos, desde que foi impactada pelo documentário "Uma Verdade Inconveniente", sobre a campanha do ex-candidato à Presidência dos Estados Unidos Al Gore. "Aquilo me tocou profundamente", conta. "Os questionamentos sobre moda, como ela precisava se transformar. Acho que agora a moda está fazendo essa lição de casa."
Para ela, a relevância do setor não tem como ser questionada - afinal, a moda é e sempre vai ser uma forma de nos expressarmos, mesmo numa crise como a que vivemos. "A máscara vai ser a nova camiseta", afirma. "Escolher usar uma de coraçãozinho, roxa ou com uma mensagem é um statement de moda."
Em casa desde o começo da pandemia, Lilian aprendeu a cozinhar e, por meses, deixou de cortar os cabelos. Em conversa com Universa, ela conta como criou uma campanha para apoiar a moda nacional, diz que o setor - assim como a sociedade - é racista e afirma que está decepcionada com os desfiles online, além de explicar por que um robô virou sua companhia constante.
A seguir, trechos da conversa com Lilian. Nas imagens, retratos de como as pessoas estão aliando proteção e estilo —com estampas combinadas, logomania, discursos e arte — em suas máscaras pelas ruas de diversas cidades pelo mundo.