Poliana Sousa, de 46 anos, é head de marketing da Coca-Cola para o Brasil e América Latina — posto que assumiu em janeiro deste ano — e quer mais mulheres líderes nas empresas. A pauta de igualdade de gênero, aliás, é uma de suas paixões. Atualmente, é apoiadora do grupo de Igualdade de Gênero da Coca-Cola Brasil, integra o Movimento Mulher 360, e figurou a lista brasileira "Women To Watch" da Forbes em 2020. A executiva trabalha ativamente, desde o início da carreira, para aumentar a presença feminina nos cargos de decisão.
"Já fui discriminada por ser a única mulher em uma sala, já fui interrompida e até me mandaram ficar quieta em uma reunião. Isso sem falar nas cantadas", relata. Na época, década de 1990, ela achava que essas eram situações normais, mas passou a questionar os bastidores desrespeitosos e lutar para que episódios assim não mais se repetissem.
"Ainda bem jovem, comecei a me envolver em grupos de gênero, de apoio à igualdade e à diversidade. Quanto mais avançava, mais percebia que minha voz tinha força. Foi assim que comecei a criar movimentos para mudar o cenário", relembra.
Antes de ingressar na Coca-Cola Brasil, Poliana teve cargos de liderança na Procter & Gamble por mais de 19 anos. Iniciou a carreira na sede da empresa, em Ohio, e ocupou postos em várias unidades de negócios nos Estados Unidos e em Porto Rico. De volta ao mercado brasileiro em 2009, trabalhou com as principais marcas da P&G, como Gillette, Koleston e Duracell. Na empresa, esteve na cadeira de diretora de marketing, comunicação e mídia de 2015 a 2018.