Simone Oliveira perdeu as contas dos filmes que viu na vida. Só em seu currículo de mais de 20 anos na indústria audiovisual, a atual head da Globo Filmes contabiliza a promoção ou produção de pelo menos 400 longas-metragens. Estão aí grandes sucessos como "Homem-Aranha", "Men in Black", "Minha Mãe é Uma Peça", "2 Filhos de Francisco" e "O Auto da Compadecida".
Sobre estes três últimos, Simone fala com especial carinho. "O Paulo Gustavo era genial, entendia do roteiro até o figurino. De '2 Filhos' participei de todas as fases do projeto, foi um marco", diz ela, sentada justamente em frente a um pôster do longa que conta a história dos músicos Zezé di Camargo e Luciano. "E 'Auto' foi o filme que mais vi na vida, umas 20 vezes. Falo junto com os personagens", ela ri.
Cinéfila, Simone passou a infância toda em Curitiba (PR) dizendo que seria médica — queria agradar o pai, cujo maior lamento foi não ter estudado medicina. Mas os testes vocacionais que fazia teimavam em contrariá-la. "Todos apontam para a comunicação", conta. Acabou se rendendo ao talento e fez publicidade na USP (Universidade de São Paulo). O país pode ter perdido uma profissional de saúde, mas a Globo ganhou uma expert em conteúdo audiovisual.