Diretora de marketing da Moove, uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos do mundo, pertencente ao grupo Cosan, a paulistana Mara Pezzotti se prepara para cada reunião como se fosse encarar uma corrida de 42 quilômetros. "Eu valorizo muito o esforço e isso me ajuda a diminuir a sensação da Síndrome da Impostora. É como em uma maratona: eu treino muito e, quando chega o dia, penso 'fiz 200 km por mês, mereço ir bem'", diz.
Com mais de 25 anos de carreira (e treinos de corrida quase diários), ostenta um longo currículo no mundo corporativo. Já passou por empresas como Kimberly-Clark, Bunge Alimentos, além da Weleda no Brasil, onde ocupou a cadeira de diretora geral. Na Unilever, trabalhou em marcas como Dove, Lux e Comfort, além de ter liderado o lançamento do primeiro shampoo para cabelos cacheados do Brasil em Seda.
Experiente em produtos de uso pessoal, a executiva assumiu, desde 2017, as estratégias de marketing voltadas a um setor completamente diferente — e predominantemente masculino. A virada foi encarada como uma oportunidade de expandir o conhecimento. "Antes da pandemia, estava planejando uma viagem na boleia de um caminhão. Imagina o aprendizado!", revela.
Além do dia a dia na empresa, Mara também é mentora de jovens em início de carreira pelo Instituto Semear e é associada a WCD (Women Corporate Directors), fundação que fomenta o aumento da participação feminina em conselhos de administração.
Em entrevista a Universa, a executiva conta que luta contra a ideia de que tem que dar conta de tudo para construir uma liderança humanizada — e viver os momentos fora do escritório, em família, sem culpa. "O que me enche de vontade de trabalhar, além de aprender, é ver as pessoas ao meu redor prosperando e se desenvolvendo na carreira, como quando um estagiário é contratado ou um gerente é promovido", afirma.