Assim como a etiqueta de Bruna Tavares, a marca de cuidados capilares GE Beauty, da influenciadora e empresária pernambucana Camila Coutinho, também arrasta um fã clube. Lançada em setembro de 2020, no meio da pandemia, conquistou as consumidoras pela possibilidade de personalização do produto. Xampu, máscara condicionante e leave-in podem ser incrementados com boosters, que contam com ativos fortificantes, hidratantes, antioxidantes ou para definição na hora do styling. Vale mais a necessidade do que o tipo de cabelo em si.
Vegana, livre de crueldade e com embalagens recicláveis de cana-de-açúcar, a linha já ganhou complementos em edição limitada, como vela e escova de cabelo. Entretanto, o elenco fixo deve crescer em breve, ela conta.
"Fatores pessoais e de clima mudam o cabelo. Portanto, nossa proposta é que a pessoa faça uma pausa, tente combinações e se perceba. Para mim, esse é o coração da autoestima e é a provocação que quero levar, sempre de forma leve e descomplicada", afirma Camila.
A simplificação da rotina também é um objetivo da Sallve, fundada em 2019 por Julia Petit. "Nós temos que entender de ativos e combinações para oferecer o melhor e de forma fácil. Trabalhamos para que a nossa comunidade ganhe tempo para viver a própria pele. Skincare não é para ser a coisa mais importante da nossa vida", diverte-se a empresária.
Apesar do argumento, os números provam que, é fato, ele ganhou importância na vida das pessoas nos últimos anos, especialmente no período do isolamento social. As vendas na categoria cresceram 21,9% no ano passado, segundo dados divulgados pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal). O ritual de limpar, hidratar e proteger o rosto ganhou status de autocuidado e valor na rotina.
"A relação com a pele é algo muito profundo e que levamos ao longo da vida", diz Julia ao justificar os motivos do investimento em séruns, cremes e limpadores em vez de maquiagem — o que pareceria um caminho óbvio, uma vez que seus tutoriais fizeram muito sucesso anos atrás no extinto site "Petiscos".
"Tudo é mais difícil quando você é pequeno e nós somos muito criteriosos. Foi desafiador encontrar ativos que gostaríamos ou da forma desejada, como partículas esfoliantes de bambu redondas (risos). Entretanto, também lidamos de forma criativa. As nossas embalagens, por exemplo, são bisnagas simples, mas eficientes para facilitar o aproveitamento do produto até o final e esteticamente interessantes", lembra.
O exercício constante de pensar em como é possível melhorar os produtos e torná-los ainda mais amigáveis ao meio ambiente também é um caminho percorrido pela empresária e influenciadora digital Helena Bordon. Em março de 2020, iniciou o desenvolvimento dos produtos da Hela Beauty, marca de skincare pautada pela expertise da dermatologista Alessandra Fraga, de São Paulo.
Amigas há oito anos, Alessandra conseguiu cuidar da pele sensível de Helena com fórmulas próprias, manipuladas, que serviram de inspiração para a gama de produtos lançada em dezembro do ano passado. "Trabalhamos com bons ingredientes, pensados especialmente para o clima e a pele da mulher brasileira. Por exemplo, quis um óleo capaz de hidratar, mas leve o suficiente para não deixar sensação pegajosa, algo que pessoalmente não gosto", exemplifica. O próximo desafio do rótulo é o lançamento de um protetor solar, ainda sob testes e aprovações dos órgãos responsáveis. "No ano que vem, planejamos crescer a linha e aprender ainda mais com a nossa comunidade", finaliza.