Aos 27 anos, a cantora Anitta já é dona de uma coleção de feitos superlativos no currículo: se sobressaiu como principal nome de um estilo musical historicamente dominado por homens, foi a brasileira mais ouvida no exterior em 2019 e é uma das celebridades brasileiras mais influentes nas redes sociais —só no Instagram, são 46 milhões de seguidores.
Mesmo assim, Anitta admitiu essa semana durante uma live com a advogada e apresentadora Gabriela Prioli que desconhece questões sobre o funcionamento da política no país. Para a amiga e para o Brasil ver, ela não teve medo de perguntar, por exemplo, se os ministérios fazem parte do Poder Judiciário. Não fazem, eles integram a estrutura do Executivo federal, sob comando do presidente Jair Bolsonaro.
O 'tribunal da internet' correu para sentenciar: ela foi chamada de ignorante e teve que ouvir gente dizer que ela deveria falar só de entretenimento, não de política. Como política é lugar para todos e vergonha passa quem não pergunta, a reportagem de Universa separou alguns conceitos que, embora corriqueiros, podem ajudar a entender melhor o cenário.
"Estou começando a entender agora o que é direita e esquerda, o que são os partidos. Então, não estou aqui para promover ninguém. Quero que as pessoas, principalmente a minha geração, sintam interesse na política e entendam de maneira fácil", disse ela, em outra live.
Abaixo, alguns verbetes explicados por especialistas em história ou em ciência política.