Corajosa para ousar

Paetê, tule, franjas: Ana Chiyo se jogou no desafio de Universa e conta como levar a ousadia para o dia a dia

Rafaela Polo Mariana Pekin

Ter Sabrina Sato e Carrie Bradshaw, a icônica personagem de "Sex and the City", como referências de estilo não é para quem é basiquinha. E Ana Chiyo, 35 anos, provou que se garante no carão. Na estreia de "Ctrl Ver + Ctrl Ser", a nova série de Universa, a influenciadora e comediante entregou tudo ao se transformar em suas musas.

Misturou muito brilho, tule, franjas e plumas em um look, quase como uma colagem com recortes de revistas de moda. Pode até não fazer sentido, mas foi assim mesmo que Ana aprendeu a usar suas inspirações.

"Quando era adolescente, eu comprava minhas revistinhas e fazia um fichário com as tendências separadas, acho que tentei vestir um pouco de cada naquela época", contou ela a Universa.

Mariana Pekin Mariana Pekin

Um dia de Carrie Bradshaw

Colocar uma saia de tule pink, um saltão e sair por aí, como se estivesse caminhando pelas ruas de Nova York tal qual a Carrie, é uma centelha do imaginário de uma geração inteira impactada pelo estilo da personagem interpretada por Sarah Jessica Parker no seriado "Sex and the City" (1998-2004).

"Quando coloquei a roupa dela, me senti a princesa dos meus sonhos de adolescente", afirmou. "A saia com certeza foi o que eu mais gostei", diz Ana Chiyo.

Nesse caso, a fada madrinha foi a stylist Drica Cruz, do "Ctrl Ver + Ctrl Ser", que completou o look com um casaco de paetês e uma t-shirt com muitos brilhinhos.

"Na Carrie, tudo é muito inusitado. O guarda-roupa dela é muito rico. Não tentei copiar um look, mas me inspirei na sua peça ícone, que é a saia de volume, e procurei trazer essas informações também com sofisticação", afirma Drica.

A mistura de peças luxuosas com outras mais simples, ou até mesmo inusitadas, é o que marca o estilo high low da personagem.

"Ela foi a primeira grande fashionista da minha geração, tentei muito imitar a Carrie", afirmou Ana, embora ela tenha confessado que, na vida, conseguiu encarnar mais o básico do que a faceta sofisticada do high low.

Mariana Pekin Mariana Pekin

Um mulherão da porra

A apresentadora Sabrina Sato é o momento e Ana Chiyo sabe disso. "Mesmo exagerando tudo, ela segura o look, então para mim ela é um ícone", afirmou a comediante, que também se jogou na proposta de exagerar sem cerimônias.

A aposta de Drica Cruz foi uma calça de franjas, com um casaquinho de plumas e chapéu, tudo no estilo all black, o que mudou a história da princesa adolescente para a de mulherão da porra.

"A Sabrina é uma pessoa muito arrojada, não é do tipo que se vê com um look simples, que a gente usa no dia a dia. Então misturei todas as texturas, transparência, brilho, estética mexicana e óculos", disse a stylist.

A calça, que emprestou movimento e glamour para o look, foi a peça favorita de Ana. "Com a Sabrina tem essa coisa mais dark, me senti um mulherão", afirmou.

Mariana Pekin Mariana Pekin

Mistura tudo e dá Ana

O saldo de toda essa mistura foi uma Ana Chiyo mais confiante e um look "gótico, mas com um pouquinho de alegria", como ela definiu para Laura Vicente, apresentadora do programa.

Para mostrar a forma como a comediante espelha suas inspirações, Drica manteve a pegada all black do look da Sabrina, mas com um toque de sofisticação do estilo da Carrie.

"Ter lembrado das referências, ter experimentado e me divertido, me deixou mais corajosa para ousar", afirmou Ana, que é formada em moda, mas se afastou da área depois de ter uma filha.

O resultado foi uma composição forte e decidida, com uma saia longa plissada, carregada de transparência, blazer de franjas e paetês, e uma blusa com muito brilho. "A gente usa a moda para se proteger e se projetar de um jeito que as pessoas nos recebam da melhor forma", disse a comediante.

Mariana Pekin e Eric Fiori

Vem assistir ao Ctrl Ver + Ctrl Ser!

No novo programa de Universa, Laura Vicente convida as influenciadoras Ana Chiyo e Flávia Durante, a atriz Giselle Itié e a arquiteta e influenciadora Stephanie Ribeiro a contar quais famosas influenciaram o jeito de vestir, pentear, maquiar.

Em cada episódio, a convidada encarna seus ícones de estilo, passando por transformações que envolvem styling, cabelo e make, sob supervisão da stylist Drica Cruz e da beauty artist Natália Stracieri.

De Carmen Miranda a Rosalía, Maria Callas a Sophia Loren, Sarah Jessica Parker a Sabrina Sato, Whitney Houston a Solange Knowles, Ctrl Ver + Ctrl Ser é um delicioso passeio pelo universo das mulheres protagonistas e da moda que nasce da personalidade de cada uma delas e do tempo em que viveram.


Assista no YouTube de Universa
O programa vai ao ar toda terça, às 11h.
Direção de Cecília Minner, produção executiva de Taís Nicolino e coordenação de Lyvia Squadrans.

Leia também

Mariana Pekin/Uol

'Sou doida, né?'

Laura Vicente, musa do festivais, reluz com paetês e espontaneidade no programa de Universa

Ler mais
Pat Ikeda

Perrengue no provador

Por que os tamanhos e as medidas das roupas mudam tanto de uma loja para a outra?

Ler mais
Mariana Pekin

O estilo das brabas

Com elementos do funk e do hip hop, moda da periferia ganha as ruas e impulsiona estilistas

Ler mais
Topo