Barraqueira, causadora, grossa. Todos esses adjetivos já foram usados nos últimos tempos para definir a atriz e apresentadora Luana Piovani. Um aviso aos que a rotulam: ela não está nem aí. Aos 43 anos, conta que vive a melhor fase de sua vida.
Há um ano, mudou de país. Foi com os três filhos (Dom, 7, e os gêmeos Liz e Bem, 4), cachorro, amiga e toda a mudança morar em Cascais, em Portugal. Fugiu da violência do Rio de Janeiro e foi em busca de uma vida mais simples e barata. Hoje, mora em uma casa grande, em uma área calma, a 20 minutos de trem de Lisboa. E conta que tem dinheiro suficiente investido para se aposentar.
"Vixe, já estou até vendo as manchetes: Luana aposentada!", diz. Ela sabe bem o que fala quando diz manchetes. Nos últimos tempos, apesar de morar fora e não aparecer todos os dias na TV, é assunto por todo canto. Suas falas, atitudes e vida rendem mais do que as de protagonista de novela das 21h. Tudo o que ela faz vira notícia.
Sua separação do pai de seus filhos, o surfista Pedro Scooby, rendeu muita fofoca. Isso porque Luana fala o que quer. As experiências são divididas com seus 3,4 milhões de seguidores no Instagram e com os 363 mil assinantes do seu canal de YouTube, Luana sem Freio.
Os holofotes, sempre virados para ela, acenderam com mais força quando o ex começou um namoro com a cantora Anitta. Luana soube do romance pelo Instagram. O que fez? Contou, para quem quisesse ouvir, o que estava acontecendo.
Quando os filhos foram viajar com o pai e Luana ficou dias sem conseguir falar com os pequenos, também dividiu a preocupação com os seguidores. Isso atraiu, claro, muitos comentários contra ela. Mas também uma grande solidariedade de mulheres separadas com filhos.
Compartilhando experiências, acabou criando uma comunidade de mulheres no seu canal. "A verdade é que é tudo igual. Todos passam pelas mesmas coisas. Por isso, as pessoas se identificam."
Luana fala muito palavrão, tem opiniões fortes e faz todo mundo em volta rir. Raramente chora. Será por isso a fama de barraqueira? Ela até acha que sim. Mas, depois de muitos anos de análise, diz que não liga.
Na conversa com Universa, numa praça ao lado da sua casa, Luana bebeu uma taça de vinho enquanto falou sobre assédio, sexo depois da gravidez, monogamia e, claro, o novo amor.
Luana está apaixonada pelo jogador de basquete israelense Ofek Malka, de 23 anos. Com o namoro, voltou às manchetes: "Luana está namorando homem 20 anos mais novo!" E, de novo, enfrenta os preconceitos. "A gente olha um casal onde a mulher é mais nova e só pensa, ah, isso nem é assunto. Se fosse homem, ninguém falaria nada. Qual é?"