Se estivesse viva, Clarice Lispector faria 100 anos hoje, 10 de dezembro de 2020. Entre as várias homenagens que a escritora receberia, certamente muitas viriam em forma de likes e marcações com sua @ nas redes sociais. É difícil imaginar quantos seguidores essa brasileira de origem ucraniana teria, mas é possível estimar que seria algo na casa dos milhões.
A força de seus textos parece combinar com nosso desejo contemporâneo de compartilhar frases que nos resumam e criem uma persona interessante e cheia de complexidades nas redes sociais. Talvez mais que um filtro do Instagram.
E é essa capacidade, de provocar empatia ao tratar de grandes temas da condição humana, que a torna gigante - e compartilhável. No Instagram, são ao menos 20 perfis dedicados a divulgar sua obra, reunindo mais de 100 mil seguidores. Todo dia, centenas de pessoas leem uma frase da autora e deixam de lembrança um coraçãozinho no canto esquerdo do feed.
"A solidão, os desencontros, a beleza das reconciliações com a vida: Clarice toca nesse lugar profundo e tinha uma sede por isso", explica a escritora Liliane Prata, que adora compartilhar com seus 26,7 mil seguidores frases da obra de Clarice, a autora brasileira mais traduzida no mundo.
Graças à habilidade única que tinha para traduzir experiências cotidianas, como a dificuldade de uma mãe para fazer o filho comer, a obra da autora de "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres" (1969) é mantida viva e floresce entre millennials e a geração Z.
EM TEMPO: no dia da publicação desta reportagem, os 100 anos de Clarice se tornaram um dos assuntos mais comentados do Twitter -inclusive com muitos posts em outros idiomas.
Se você quer se tornar um deles e compartilhar frases inspiradoras da maior autora do país, Universa selecionou 10 trechos que vão ficar perfeitos na sua timeline. Entre no nosso perfil do Instagram, escolha a sua frase e espalhe essa fada sensata por aí!