Os métodos de diagnóstico e terapia do câncer de mama já evoluíram muito. Até mesmo pessoas que precisam conviver com cânceres sem possibilidade de cura têm à disposição uma ampla gama de alternativas para ter qualidade de vida. Nada disso adianta, porém, se as informações sobre os avanços não chegarem às mulheres, sejam pacientes ou não. Estar por dentro das novidades e possibilidades incentiva a realização de exames de rotina, o engajamento no tratamento e permite fazer escolhas e cobrar de médicos e autoridades os direitos de acesso à saúde.
As três finalistas da categoria Informação para vida, do Prêmio Inspiradoras 2022 trabalham nesse sentido. Elas têm como objetivo promover maior conhecimento sobre a doença e, com isso, tornar mais suave o percurso de mulheres que precisam enfrentá-la. Convivendo há 11 anos com câncer metastático, Ana Michele Soares dissemina informação sobre cuidados paliativos e qualidade de vida para pessoas que estão em condição semelhante à dela. Carolina Magalhães, que já concluiu seu tratamento e está grávida, tem como foco falar sobre o assunto com um outro grupo de mulheres: as negras. Já Maria Eleni Bezerra acredita no poder da arte e da expressão corporal para encarar o tratamento.
Conheça a seguir os detalhes das histórias delas e dos trabalhos que realizam. Ao final da reportagem, escolha sua preferida e vote!