Por meio de sua rede de empreendedoras, a Avon está diretamente ligada a milhares de mulheres Brasil afora. Parte significativa delas realiza algum trabalho social. Todos os anos, o Instituto Avon seleciona e reconhece essas mulheres no Prêmio Juntas Transformamos. Dando sequência a esse reconhecimento, as vencedoras concorrem também ao Prêmio Inspiradoras.

A partir de três diferentes pontos do Brasil e com experiências e atuações diversas, elas se dedicam a trabalhos de impacto social em alguma das três causas que são foco do Prêmio Inspiradoras: o fortalecimento da saúde, da autonomia financeira e dos direitos relacionados à equidade de gênero, câncer de mama e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.

Em São Miguel da Luz (CE), Magda Queiroga criou um ambulatório ambulante para que mulheres de seis municípios vizinhos possam realizar exames de câncer de mama. Em Campinas (SP), Nilvanda Sena Rodrigues treina mulheres com noções básicas sobre direito feminino e os mecanismos para reivindicá-los. E, em Ituiutaba (MG), Soraia Veloso Cintra multiplica informações sobre controle e prevenção da violência contra mulheres e meninas.

Conheça a seguir suas histórias e os detalhes dos trabalhos que desempenham. Ao final da reportagem, escolha sua favorita e vote!

Saiba quem são elas

Magda Queiroga

Inconformada com as dificuldades que as cearenses enfrentam para cuidar da própria saúde, a enfermeira criou um ambulatório itinerante. Com ele, oferece atendimentos e exames em seis municípios do interior do estado. A ideia é diagnosticar as doenças em tempo oportuno para que as mulheres tenham uma maior chance de cura. Os atendimentos são a preços populares e 30% da quantia é revertida para custear os exames de quem não pode pagar.

Nilvanda Sena Rodrigues

Em Campinas, no interior de São Paulo, Nilvanda atua como promotora legal popular. Trata-se de um trabalho voluntário desempenhado por uma liderança comunitária capacitada com noções básicas de direito para facilitar o acesso da população aos instrumentos legais. Além disso, ela replica seu conhecimento capacitando outras mulheres para trabalharem como promotoras.

Soraia Veloso Cintra

Professora do curso de serviço social do campus de Ituiutaba da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Soraia criou o projeto "Eu combato a violência, e você?" para multiplicar informações sobre combate e prevenção da violência contra mulheres e meninas. A iniciativa foi transformada em curso de extensão aberto a toda a população da cidade. Ela aborda a temática por meio de palestras, lives e filmes.

Impactos

Sobre o Prêmio Inspiradoras

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e do Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. São 21 finalistas, divididas em sete categorias: Conscientização e acolhimento, Acesso à justiça, Inovação em câncer de mama, Informação para a vida, Igualdade e autonomia, Influenciadoras e Representantes Avon.

Para escolher suas favoritas, basta clicar na votação a seguir. Está difícil se decidir? Não tem problema: você pode votar quantas vezes quiser. Também vale fazer campanha, enviando este e os outros conteúdos da premiação para quem você quiser. Para saber mais detalhes sobre a votação, basta consultar o Regulamento.

Topo