O ano de 2021 promete ter algumas boas novidades, e em muitos sentidos, será diferente do difícil 2020, caracterizado pelo isolamento imposto devido a pandemia de Covid-19. Para começar, o importante trânsito do esperançoso Júpiter e do realista Saturno em Aquário. Este é um signo sociável, ligado a invenção, a comunicação, aos interesses sociais e mais conectado com grupos e fraternidade do que com crescimento individual.
Essa condição astral nos dá pistas de que 2021 irá favorecer mais ainda a colaboração entre pessoas, grupos, países e organizações internacionais. Será um ano de resgate de valores básicos, oscilações e incertezas no campo econômico e alguns fenômenos geográficos climáticos, aí com Júpiter, dignos de nota.
Plutão continuará seu lento caminhar por Capricórnio, aprofundando as transformações nos sistemas de controle dos estados nacionais ao redor do mundo. Netuno em Peixes receberá alguns trânsitos importantes de outros astros, ao longo do ano, reforçando a emergência de um sentimento de cooperação e ajuda a quem precisa - é preciso cuidado com a rigidez e a teimosia dos "donos da verdade".
Neste 2021, teremos um eclipse lunar total em 26/05, em Sagitário, um período crítico para as relações internacionais, seguido de um eclipse solar em 10/6 em Gêmeos, acentuando a necessidade de um diálogo flexível entre as nações. Mais para o final do ano, em 19/11, um eclipse lunar parcial em Touro sinaliza oscilações nos mercados e na economia mundial, seguido depois pelo eclipse solar total em Sagitário novamente, no dia 04/12, reforçando a necessidade de novas pontes de diálogo e comunicação entre os países.