A câmera do zoom abre e vejo uma Titi Muller sorridente e plena. Arrisco dizer — e digo isso a ela — que essa sua fase mãe é a melhor na qual já a vi. Ela me parece calma, plena e conectada consigo mesma. Falo isso com conhecimento de causa: conheço a Titi desde que somos crianças — fui colega da atriz Tainá Müller, sua irmã mais velha, na primeira série do ensino fundamental, e somos amigas de infância. Algumas das nossas lembranças mais antigas envolve uma e a outra. Titi sempre foi agitada, elétrica, cheia de energia. Não que essas características sejam ruins, longe disso. Mas a Titi que vejo me parece mais em paz.
No meio de uma pandemia mundial, Titi passou por um dos momentos mais transformadores que alguém pode passar: uma gravidez e o nascimento do primeiro filho. E existe um mundo particular que nasce junto com uma criança. O período pós-parto, conhecido como puerpério, geralmente é cheio de grandes ondas hormonais e emocionais para a mãe. Para completar, costuma ser um momento de solidão, já que não se pode sair muito de casa com um bebê recém-nascido - qualquer semelhança com esses dias de distanciamento social são uma irônica coincidência.
Conversei com Titi dias antes do nascimento do Benjamin — quando falamos sobre as expectativas da chegada do menino e como ela estava lidando com a ansiedade do momento, catalisada pelo coronavírus. Benja chegou um pouco antes da hora, quando a mãe completava 37 semanas de gestação. E quando ele completou uma semana de vida, conversei com Titi novamente e conheci o (fofíssimo) bebê via webcam. Nesse segundo papo, ela me contou os detalhes do trabalho de parto — que durou mais de 30 horas — e como sua vida e a do marido Tomás Bertoni, guitarrista da banda Scalene, já tinha mudado em tão pouco tempo.
Quem já passou por esse momento na vida sabe que cada dia é um universo de acontecimentos e emoções. Mulheres no pós-parto ficam mais choronas, mas também muito mais fortes. E é sobre essa nova Titi Müller que nasce junto com a gestação e nascimento do Benjamin que você lê a seguir.