Arte/UOL

A 8ª edição do Universa Talks, que aconteceu em oito de junho em São Paulo, promoveu uma tarde inteira de programação especial com mulheres incríveis. Sob o tema "conexões", atrizes, jornalistas, maquiadoras, empreendedoras, influenciadoras subiram ao palco e abriram o coração para falar de suas angústias e alegrias, diante da presença de um público presente de mais de 200 pessoas.

O evento contou com edições especiais de programas de Universa, como o 'Desculpa Alguma Coisa' e o 'Lab da Beleza', além de outros painéis e talks únicos. Confira os melhores momentos do Universa Talks 2024.

Ler mais

Dois Divórcios e Um Casamento

Um encontro entre amigas: assim foi a conversa que abriu a 8ª edição do Universa Talks. Próximas na vida real, Maria Ribeiro, atriz e apresentadora do 'Maria Vai com os Outros', e Cris Fibe, jornalista e colunista de Universa, à frente do programa 'Metendo a Colher' falaram sobre amizades, separações, menopausa e relacionamentos abusivos, num papo emocionante, divertido e supersincero.

Logo de cara, elas contaram que a amizade entre elas surgiu em um momento delicado para ambas: "A Maria era colunista num jornal carioca e eu, sua editora", lembrou Cris. Atrasada com o texto, Maria confessou: "Me desculpa, não sei se vou conseguir escrever. É que eu acabei de me separar e acho que vou morrer".

Cris entendeu perfeitamente, pois ela também estava passando por uma separação. Assim, se conectaram, se ajudaram e se transformaram juntas. "Eu comecei a mudar muito. E a amizade com a Maria e outras mulheres foi o que me puxou".

Hoje, Cris é aquela amiga que dá conselhos e percebe, de longe, quando um relacionamento tem sinais de abuso - sendo que o medo de ficar sozinha é um dos motivos que faz com que muitas mulheres tolerem este tipo de situação. A dica de Cris é: "Se acharem algo estranho, contem para as amigas. Registrem, tirem fotos, gravem áudios, liguem pras amigas, deem print da tela. Não precisa ir na polícia logo depois, mas guardem essas provas se precisar um dia".

O encontro também teve mulheres da plateia compartilhando suas histórias. Uma delas, Niáscara, trouxe à tona o tema da menopausa - e como também é importante o apoio das amigas nesse momento. Maria Ribeiro então revelou que, em 2023, descobriu, por meio de exames médicos, que estava na menopausa, e que olhar a mensagem da médica confirmando o diagnóstico foi um choque. "Menopausa é uma palavra que dói. Por isso, temos que falar muitas vezes: menopausa, menopausa, menopausa... Até parar de doer. Agora eu quero sensualizar, quero ter orgulho desse momento", disse.

Ler mais

Conexões que realizam sonhos

Imagine sonhar com um show em homenagem ao cantor Arlindo Cruz e, meses depois, ver este sonho se realizar na sua frente? Essa foi a história que Adriana Barbosa, diretora executiva da PretaHub e fundadora do Festival Feira Preta, contou no palco de Universa Talks.

Na última edição do Festival, que aconteceu no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o show aconteceu exatamente como Adriana havia sonhado: "O Arlindo estava muito feliz, porque sabia que seria homenageado. Também estavam sua mulher, Babi, o filho Arlindinho, o Marcelo D2...".

O Festival Feira Preta de 2024 reuniu mais de 60 mil pessoas e fez circular mais de 7 milhões de reais. Nada mal para um sonho que começou com um brechó, virou uma feira numa praça em São Paulo e hoje é o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina.

"Quando comecei a captar recursos para a feira, lá atrás, uma marca estava lançando um sabonete para pele negra. Com muito custo, depois de inúmeras ligações, consegui chegar na pessoa do marketing desse sabonete, e ela achou o projeto interessante. Mas me perguntou: "Vocês já fizeram uma feira?" e eu respondi: "Não. E vocês, já lançaram um produto para a população preta? Então vamos aprender juntos".

Para Adriana, mais importante do que patrocínio, são as conexões. "O dinheiro acaba, as relações, não". É por isso que seu conselho foi: "Se você tem um sonho, conte sobre ele. Uma hora alguém vai te ajudar a realizá-lo".

Ler mais

Desculpa Alguma Coisa

A edição ao vivo do Desculpa Alguma Coisa, comandado por Tati Bernardi, teve a dermatologista Bianca Viscomi como convidada. Durante o momento Radiesse, a especialista contou qual é o principal desejo de suas pacientes: "Elas não querem parecer 20 anos mais jovem, elas querem parecer a idade que têm, preservar tudo que deu trabalho para amadurecer, mantendo seus traços mas de uma forma que não pareçam cansadas e tristes".

E complementou explicando que, hoje, o tratamento das peles maduras é bem diferente do que era antigamente: "Hoje, a gente não fica mais 'caçando' ruga, tentando esticar a pele e preencher a face. O que nós, médicos, queremos é prevenir o envelhecimento com hábitos saudáveis e tratar o envelhecimento das células", disse.

Ler mais

Maternidade & Empreendedorismo

A convite de PagBank, Viih Tube, influenciadora digital, atriz e empresária, subiu ao palco para falar sobre a carreira e a importância das redes sociais para quem empreende. Mesmo tendo começado seu canal e feito sucesso muito nova, aos 13 anos, Viih contou que só aos 18 anos, quando foi morar sozinha em São Paulo, entendeu que o que ela fazia era um trabalho.

Hoje, é ela quem gerencia a própria carreira, e conta que isso lhe trouxe mais responsabilidade e controle sobre sua imagem e parcerias de trabalho. "Gosto de marcas que possuem uma missão. [O PagBank] tem um pacote completo, com todas as soluções tanto para quem está começando com uma loja pequena, por exemplo, quanto um negócio grande", disse.

A empresária também revelou que planeja investir mais no canal da marca no YouTube, que tem vídeos com músicas voltadas para crianças pequenas. "Trabalhar com um propósito que tem a ver com você traz mais vida para o seu negócio", finaliza.

Ler mais

Materna

Durante o evento, Maria Júlia Marques, editora-chefe de Universa, anunciou uma novidade: Materna, um hub de conteúdo para acolher, escutar e aconselhar gestantes. "Falamos com mais de 30 especialistas e entrevistamos mais de mil mulheres gestantes ou com filhos de até 2 anos para coletar todos os pontos importantes de se debater durante a gravidez", contou.

Dentre os conteúdos do Materna, está uma newsletter semanal para acompanhamento da gravidez, além de reportagens sobre o assunto. "Parte dos receios da maternidade fica mais leve quando são compartilhados, debatidos, quando se tem colo e informação", comentou Maria Júlia.

Ler mais

Momento Renew

O Universa Talks ainda contou com o sorteio de 15 kits da Linha Power, de Renew, entre o público participante. Os produtos têm 10 vezes mais protinol, que estimula a produção de colágeno, e niacinamida, um ativo que melhora a elasticidade da pele e minimiza rugas e linhas finas.

Momento Apex

Ana Paula Repezza, diretora de negócios da Apex, agência do governo federal que promove negócios brasileiros no exterior, falou sobre a abertura do mercado de exportação para empresas lideradas por mulheres. Por meio do programa "Mulheres e Negócios Internacionais", a agência estimula e apoia estas empresas, para que cresçam por meio da exportação de seus produtos. "A partir de nossas ações, as empresárias passaram a entender que o mercado internacional também é para elas. Aqui, dizemos que 'lugar de mulher é no mundo todo."

Novas Formas de Conexão

Lela Brandão, comunicadora, empresária e artista, revelou quatro estratégias infalíveis para bombar nas redes sociais:

1) Fazer conteúdo todo dia, não importa o que acontecer.

2) Comunicar o que você deseja em até 1 minuto.

3) Criar conteúdos diferentes para cada rede social.

4) Bombar todo dia, pois o conteúdo é descartável.

Embora esses 4 passos possam levar qualquer pessoa ao sucesso, também são exaustivos. Lela revelou que os seguiu todos os dias, durante muito tempo, até que, num sábado off, não sentia vontade de fazer nada - passear com o cachorro, tomar café com as amigas, sair com o marido, ler um livro, nada. "Esse ritmo fez com que eu perdesse a conexão com o meu desejo".

Mas, quando criou o podcast 'Gostosas Também Choram', sucesso nas plataformas de streaming, reencontrou a paz. "Eu gravo conteúdo uma hora por semana, com a profundidade que eu quero. Os passos que eu falei no começo são ótimos e funcionam, mas hoje as pessoas querem ser ouvidas, desafiadas, querem refletir, rir, chorar, ter tempo de formar uma opinião. Então eu pergunto: qual é o tipo de conexão vocês querem criar com o trabalho de vocês?"

Ler mais

Lab da Beleza

Adaptando o Lab da Beleza, a maquiadora Vanessa Rozan adaptou o formato do seu programa - que é um sucesso - e trouxe duas convidadas poderosíssimas do mercado de make: Magô Tonhon, maquiadora, educadora e consultora de beleza, e Daniele da Mata, CEO da Damata Makeup e expert em pele negra.

Celebrando a diversidade, tanto no palco quanto na plateia, Vanessa perguntou sobre estereótipos de beleza. E Daniele afirmou que, embora há um estereótipo padrão que influencia sim a beleza das mulheres pretas, "temos uma estética que é nossa. Trançar o cabelo ou não, ter uma unha gigante ou não, é uma estética nossa. Temos referências próprias. Esse lugar sempre existiu, mas nunca fomos vistas como bonitas nele", falou.

Na opinião de Magô, para além dos estereótipos, beleza tem a ver com "escavar o próprio lugar de pertencimento. Beleza é abrir espaço, e falo isso a partir de uma experiência muito pessoal da minha transição. Eu vivi o 'auto-ódio' durante 28 anos, e hoje me sinto muito bem na minha pele", contou.

Na conversa, Daniele lembrou da vez em que levou 50 mulheres pretas a um shopping em Salvador para fazerem compras em uma loja de maquiagem e foram abordadas duas vezes pelos seguranças. "No fim, até mandaram vouchers para as meninas, mas foi uma situação muito incômoda", disse.

As três mulheres também conversaram sobre etarismo. Vanessa colocou que toda comunicação e criação de produtos de maquiagem é voltada para um público muito jovem. "Aos 43 anos, sou mais chamada para falar de skin care do que de maquiagem. E mesmo sendo uma mulher branca, padrão, me vejo invisível", desabafou.

Ler mais

Mentorias

Universa Talks teve também mentorias individuais, oferecidas por um grupo poderoso de mulheres: Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta; Cecília Russo Troiano, empresária, psicóloga e mestre em gênero; Christiane Silva Pinto, líder de soluções da MESA, especialista em marketing digital; Claudia Cohn, diretora de Negócios Nacionais da Dasa e diretora executiva do Alta Diagnósticos; Michelle Levy Terni, cofundadora da Filhos no Currículo e Top Voice do Linkedin; Natália Nogues, especialista no mercado de apostas brasileiro e CEO da Control F5.

Christiane Silva Pinto, líder de soluções da MESA e especialista em marketing digital, conversou com donas de pequenos negócios que queriam começar a divulgá-los nas redes sociais. "Para que o marketing digital não seja uma sobrecarga, sugeri formas simples de se conectar com os clientes, usando as redes para mostrar a qualidade dos produtos e mecanismos de busca de maneira estratégica," explicou.

Quando a Astrologia explica nossas conexões

A astróloga Titi Vidal, colunista de Universa, fez duas palestras durante o Universa Talks. Uma foi sobre conexões afetivas e o quanto conhecer o próprio mapa astral e o do par ajuda a entender melhor sobre nós e o outro, e como podemos encontrar harmonia nas relações. A segunda foi sobre conexão interna e como a astrologia ajuda a entender quem somos, o que atraímos, do que gostamos. E, assim, fazermos escolhas melhores e tomarmos decisões de forma mais consciente. "O mapa é uma espécie de guia, que nos ajuda a nos conectar melhor com os outros e com nós mesmas", comentou.

Ler mais

Conexões para o Seu Futuro

Uma instalação surpresa criada especialmente para a 8ª edição do Universa Talks foi um dos espaços mais disputados do evento. Na primeira parada, "O Futuro que Eu Quero", por meio de um fio, a proposta foi conectar desejos escritos no painel para o futuro. A segunda parada convidava as pessoas a deixarem uma inspiração musical para o próximo visitante, como um presente. E na estação seguinte, era possível gravar uma mensagem em vídeo para o seu eu do futuro. O espaço também tinha um painel para escrever, em poucas palavras, desejos para o futuro, diante de painéis com exemplos de mulheres inspiradoras, como a cantora Anitta e a deputada federal Erika Hilton. Ao final, encontrava-se um espelho para selfie com os dizeres: "Você é o futuro que inspira".

Topo