Um encontro entre amigas: assim foi a conversa que abriu a 8ª edição do Universa Talks. Próximas na vida real, Maria Ribeiro, atriz e apresentadora do 'Maria Vai com os Outros', e Cris Fibe, jornalista e colunista de Universa, à frente do programa 'Metendo a Colher' falaram sobre amizades, separações, menopausa e relacionamentos abusivos, num papo emocionante, divertido e supersincero.
Logo de cara, elas contaram que a amizade entre elas surgiu em um momento delicado para ambas: "A Maria era colunista num jornal carioca e eu, sua editora", lembrou Cris. Atrasada com o texto, Maria confessou: "Me desculpa, não sei se vou conseguir escrever. É que eu acabei de me separar e acho que vou morrer".
Cris entendeu perfeitamente, pois ela também estava passando por uma separação. Assim, se conectaram, se ajudaram e se transformaram juntas. "Eu comecei a mudar muito. E a amizade com a Maria e outras mulheres foi o que me puxou".
Hoje, Cris é aquela amiga que dá conselhos e percebe, de longe, quando um relacionamento tem sinais de abuso - sendo que o medo de ficar sozinha é um dos motivos que faz com que muitas mulheres tolerem este tipo de situação. A dica de Cris é: "Se acharem algo estranho, contem para as amigas. Registrem, tirem fotos, gravem áudios, liguem pras amigas, deem print da tela. Não precisa ir na polícia logo depois, mas guardem essas provas se precisar um dia".
O encontro também teve mulheres da plateia compartilhando suas histórias. Uma delas, Niáscara, trouxe à tona o tema da menopausa - e como também é importante o apoio das amigas nesse momento. Maria Ribeiro então revelou que, em 2023, descobriu, por meio de exames médicos, que estava na menopausa, e que olhar a mensagem da médica confirmando o diagnóstico foi um choque. "Menopausa é uma palavra que dói. Por isso, temos que falar muitas vezes: menopausa, menopausa, menopausa... Até parar de doer. Agora eu quero sensualizar, quero ter orgulho desse momento", disse.