Tuxedo é um drinque elegante com gin, licores, vermute e jerez
Em um espaço diminuto nos Jardins, dentro da galeria de arte Casa SINLOGO, em São Paulo, o premiado bartender Alê D’Agostino instalou seu Apothek Cocktails & Co. Ali, o expert em drinques – que passou 18 anos à frente da coquetelaria do Spot, também na capital paulista – apresenta uma carta focada em clássicos e autorais.
A degustação no balcão é para poucos. Afinal, o local comporta no máximo 15 pessoas, com conforto, e o bar fica aberto apenas às quintas, sextas e segundas. No restante dos dias, a dedicação é para eventos. A ideia inicial, segundo o bartender, era investir apenas na venda on-line de drinques engarrafados, prontos para consumo, que ainda continua em seu site. "Mas precisávamos de um espaço físico, também, e a galeria nos pareceu perfeita para isso", diz D’Agostino.
Fã dos drinques clássicos e de personalidade, o bartender se inspirou em três coquetéis para usar como base para suas criações no Apothek: negroni, old fashioned e manhattan. "São os que eu mais gosto, drinques complexos, fortes", afirma ele. Hoje, a carta comporta cerca de 20 coquetéis clássicos e 12 de assinatura. Dentre os autorais, o Tuxedo, inspirado numa receita do hotel inglês Savoy, em Londres, é um dos destaques. Combina gin, vermute, jerez, licor de maraschino e de anis.
Veja também:
- Pimentão com licor de pêssego? Essa mistura inusitada vira um bom drinque
- Não é feitiçaria, é coquetelaria: aprenda os segredos do drinque O Químico
- Bares apostam em drinques "esquecidos" do século 19; veja onde provar
Além de provar as especialidades da casa no balcão, o público também pode levar para casa os drinques engarrafados, em uma embalagem charmosa, fechada com cera e com cara de farmácia antiga, que remete ao nome da marca. "Apothek vem de apotecário, por isso veio a ideia das garrafinhas. No passado, muitas das bebidas eram consumidas como remédios, como os vermutes e amaros que, pelo seu amargor, eram usados para tratar males do fígado", lembra o bartender.
Para acompanhar os coquetéis, a carta de petiscos ainda é diminuta, com foco em opções veganas, como guacamole. Para os carnívoros, há também o fouet, embutido espanhol, para beliscar. "Mas estamos estudando incluir novas possibilidades, pois notamos que o público tende a ficar bastante tempo no bar, provando os coquetéis. Então surgiu essa necessidade de trazer mais novidades para o cardápio", afirma D’Agostino.
Aprenda a fazer
Tuxedo, do Apothek Cocktails & Co
Ingredientes:
30 ml de gin
30 ml de vermute bianco
30 ml de jerez fino
10 ml de licor maraschino (licor de cerejas)
5 ml de licor de anis
Pedras de gelo a gosto
Casca de limão siciliano para decorar
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em um recipiente e mexa bem até gelar, por cerca de 10 segundos. Coe a mistura em uma taça tipo coupe ou martíni. Finalize com uma casca de limão siciliano e sirva.
Vai lá
Apothek Cocktails & Co
Rua Oscar Freire, 2221, Jardins, São Paulo – SP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.