Cruzeiros no Brasil perdem quase 50 mil viajantes em um ano
A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA-Abremar) informou nesta terça-feira (15) que 549.619 pessoas realizaram viagens marítimas pelo Brasil na última temporada de cruzeiros, que começou em novembro de 2014 e terminou em maio de 2015.
Trata-se de uma redução de 7,78% sobre o total de passageiros transportados na temporada anterior (2013/2014), que registrou 596 mil viajantes. "Estamos perdendo competitividade para locais onde há uma melhor compreensão da importância deste setor, tanto para o turismo quanto para a economia", avalia Marco Ferraz, presidente da CLIA-Abremar Brasil, se referindo a destinos, por exemplo, como o Caribe.
Para Ferraz, é preciso melhorar, no Brasil, "questões de infraestrutura e tributárias", que impedem a oferta de novos navios e o aumento do número de passageiros no litoral brasileiro.
Na temporada 2014/2015, dez navios associados da CLIA-Abremar percorreram a costa do país. Entre 2013 e 2014, um total de 11 transatlânticos associados à Abremar fizeram temporada no Brasil. No período entre 2012 e 2013, foram 15 navios. Entre 2011 e 2012, 17 navios.
Pelo menos dez navios estarão no Brasil na próxima temporada de cruzeiros. São eles: Costa Fascinosa, Costa Pacifica, MSC Armonia, MSC Lirica, MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Splendida, Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign e Rhapsody of the Seas.
Curta duração
A próxima temporada de cruzeiros no Brasil, que começa em novembro deste ano, oferecerá uma programação atrativa para que não tem muito tempo para viajar: quase 55% de seus roteiros marítimos serão jornadas curtas.
Ao todo, serão 114 cruzeiros com duração entre três e cinco noites. Estas viagens começarão em Santos ou no Rio de Janeiro e terão como destinos principais portos do Sudeste. Os balneários de Ubatuba, Ilhabela, Búzios, Ilha Grande, Cabo Frio e Angra dos Reis estão entre os destinos das jornadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.