Gramado - Gastronomia - Guia de Viagem - UOL Viagem

UOL Viagem

Gramado

Sobre o destino Fotos Agências Como chegar Onde ficar

Gastronomia



Fondue - Presente em cardápios sofisticados do Sul há cerca de 40 anos, virou prato típico em Gramado, tanto que até o pub irlandês da cidade, o Santa Brígida, serve fondue em meio à vasta carta de cervejas. A receita original suíça leva queijo emmenthal ou gruyère e aguardente de cereja (o kirsh), mas há variações a preços módicos. Terra de comilança, a Serra Gaúcha popularizou a sequência de três fondues, de queijo, carne e frutas ao chocolate. Duas das casas especializadas são Maison de La Fondue, av. Borges de Medeiros, 2311, tel: (54) 3295-1787, e Belle du Valais, av. das Hortênsias, 1432, tel: (54) 3286-1744.

Cozinha alemã - Aproveite a viagem para degustar chucrute, purê, panqueca e torta de maçã, bolo de carne alemão, pato com laranja e repolho roxo, kassler (bisteca de porco defumada com batatas), eisbein (joelho de porco), spätzle (um tipo de massa de trigo e ovos com farinha de rosca). Dois ambientes bacanas em prol da germanidade são o Gasthof Edelweiss, na beira do Lago Negro (rua João Leopoldo Lied, 975, tel: 54-3286-1861), e o Otto Restaurante, vizinho do Mini Mundo (rua Pedro Candiago, 364, tel: 54-3286-1334).

Churrasco gaúcho - As carnes mais pedidas são costela de boi e cordeiro (ou ovelha) e o jeito mais tradicional, copiado dos índios guaranis, é assá-las no fogo de chão, em que o espeto é fincado numa vala. De tempero vai sal grosso, e os acompanhamentos variam: mandioca com fafofa, moranga caramelada, quibebe, feijão mexido. Quase nenhuma salada, portanto. Um novo ambiente que convida a conhecer a culinária local são os salões rústicos do Parque Gaúcho, ao lado do Gramado Zoo (RS 115, km 35, tel: (54) 3241-0800). Em Canela, os turistas se encontram há anos na Churrascaria Garfo e Bombacha (Estrada do Caracol, km 2, tel: (54) 3278-3077), que apresenta show de danças como chula, fandango e boleadeiras.

Café colonial - Funciona bem como almoço ou jantar, tamanha a quantidade de salgados e doces. A mistura de opostos começa nas bebidas: vinho colonial branco e tinto, café, leite, chocolate quente, suco de uva ou laranja e chá. A mesa começa a ser preenchida com pães, geleias, mel, nata, manteiga, e logo surgem os salames, presuntos, queijos, morcela branca, preta ou vermelha, pepino e chucrute. Mais salgados, agora quentes: empadas, pastéis de queijo ou palmito, bolinhos de batata, linguiça grelhada, frango e polenta fritos. Entre os pratos doces, bolos de chocolate, limão ou cerveja, cucas, trouxas de maçã, uma meia dúzia de tortas, mais pudim, ambrosia, mousses, quindim, sagu com creme. Duas casas tradicionais são Café Bela Vista (Av. das Hortênsias, 4665, tel: 54-3286-1698, www.belavista.tur.br) e Café Colonial Gramberry (Av. das Hortênsias, 5553, tel: 54-3286-4981, www.cafecolonialgramberry.com.br)

Chá da tarde - Uma dúzia de delicados doces e salgados são servidos na torre inglesa, acompanhados de fatias de waffle e apfelstrudel, nata, geléia e doce de leite. Para beber, chá, café ou chocolate quente. Estrela do chá, a tortelete de morango alinha lascas da fruta com creme e castanhas. No Otto Restaurante (rua Pedro Candiago, 364, tel: 54-3286-1334).

Atualizado em Dezembro de 2012
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro