UOL Viagem

Londres

Sobre o destino Fotos Como chegar Circulando Onde Ficar Agências

Gastronomia

 

 

Até não muito tempo atrás, comer bem em Londres significava gastar uma fortuna, pois a cidade contava apenas com dois tipos extremos de restaurante: os caríssimos, de alta gastronomia, ou as cantinas, baratas, mas não muito recomendáveis. Por conta disso, a comida inglesa acabou sendo tachada de grosseira e relegada ao estereótipo do "peixe com batata frita" (pois era o que dava pra comer com um orçamento baixo). Hoje, isso mudou, e a cidade tem atualmente uma grande diversidade de restaurantes para todos os bolsos e de todos os tipos de culinária, inclusive de culinária tipicamente britânica, que tem sido resgatada por chefs locais. Essa gama variada inclui casas como o sofisticado The Square, o extravagante Sketch, o despretensioso Carluccio's ou baratíssimo Viet Hoa. Veja abaixo uma pequena seleção de restaurantes para você começar a sua viagem gastronômica pela capital inglesa. Lembre-se: Nos restaurantes mais finos, é imprescindível fazer reserva, principalmente (mas não apenas) para o jantar.

Oxo Tower
Guardadas as devidas proporções, a Oxo Tower é uma espécie de Terraço Itália de Londres. O restaurante é administrado pela loja de departamentos Harvey Nichols, o que garante uma carta de vinho com 800 opções e um cardápio competente, ainda que a um preço um pouco salgado. Mas leve em conta que aqui você não está pagando apenas pela comida, mas pela vista. No South Bank, entre a Tate Modern e o Royal Festival Hall, quase em frente à Saint Paul's Cathedral, a Oxo Tower oferece o melhor visual de Londres de que se pode desfrutar. Para ter a experiência completa, pegue uma mesa no terraço ou perto das paredes de vidro, de frente para o rio Tâmisa. Faça reserva e apareça cedo, pois as melhores posições no salão do restaurante são de quem chega primeiro.
Oxo Tower Wharf
Barge House Street
SE1 9PH
Tel: 44 (0) 20-7803-3888

À L'Artiste Musclé
O cardápio deste simpático (e pequeno) restaurante francês sempre traz uma "sopa do dia" ao lado de pratos tradicionais de bistrô, como salada de queijo de cabra, quiches, moules frites, bacalhau e magret de pato. Preço em torno de 30 libras por pessoa, com uma taça de vinho... Ótima pedida para depois de uma sessão de cinema no Curzon Mayfair, a duas quadras...
1 Shepherd Market
W1J 7PA
Tel: 44 (0) 20-7493-6150

Viet Hoa
Considerado pela revista "Time Out" como o melhor e mais barato vietnamita da cidade, o Viet Hoa fica no coração de Shoreditch (Leste de Londres). Ainda segundo a revista, o restaurante é um dos favoritos do povo da moda na cidade. Por cerca de 10 libras (per capita), duas pessoas jantam rolinhos e arroz com pato desfiado, em porções bem servidas.
70-72 Kingsland Road
E2 8DP
Tel: 44 (0) 20-7729-8293
www.viethoarestaurant.co.uk

Sketch
Este restaurante (uma estrela no "Guia Michelin 2010") vale uma visita nem que seja só para ver a decoração de seu salão principal (primeiro andar), da sala de chá (térreo) e dos banheiros futuristas, dentro de cápsulas. Se não conseguir reserva para o almoço ou jantar, tente o chá da tarde, com petit-fours e champanhe. Fica localizado entre Oxford Circus, ponto de comércio popular, e as butiques chiques de Conduit Street, onde estão Vivienne Westwood, Yamamoto, Issey Miyake e Castelbajac, entre outros grandes nomes da moda.
9 Conduit Street
W1S 2XG
Tel: 44 (0) 20-7659-4500

Solché Cilician
Na esquina da Regent's Row com a Broadway Market (Leste de Londres), de frente para um canal e a poucas quadras do London Fields, fica este ótimo restaurante que mistura culinária turca, italiana e grega. Ótimo para um almoço tardio. Porções grandes que dão para duas pessoas (mussaká, kafta, cordeiro grelhado etc) a bons preços. Depois, não deixe de atravessar a rua e seguir, à direita, para um passeio à margem do canal, até Kingsland Rd.
1 Broadway Market
E8 4PH
Tel: 44 (0) 20-7249-8799
solche-cilician.co.uk

The Canton Arms
Bar e restaurante na região sul de Londres (a uma estação da Tate Britain pela linha Victoria) dedicado a comida tradicional inglesa de pub, como torta de carne, rabada com sopa de ervilha e outras comidas "fortes", mas com um toque de gourmet. Essa onda ficou conhecida como "gastropub" e conta com o chef Gordon Ramsey ("Kitchen Nightmares") como um de seus maiores entusiastas. Peça para o garçon indicar a melhor cerveja para acompanhar seu prato.
177, South Lambeth Rd
SW8 1XP
Tel: 44 (0) 20-7582-8710

Osteria Basilico
Simpático restaurante italiano localizado nas imediações de Portobello Rd. Todo o staff composto de "oriundi". O cardápio à la carte tem massas, carnes grelhadas, pizzas e antepastos variados, acompanhados por uma boa carta de vinhos.
29 Kensington Park Road
W11 2EU
Tel: 44 (0) 20-7727-9957
www.osteriabasilico.co.uk/a_la_carte.html

Damascu Bite
Restaurante sírio-marroquino que serve quebab, arroz com pinole, falafel, homus, quibe, esfiha etc. Boa comida e a um bom preço. Endereço certo para depois de um dia de compras na região de Brick Lane.
21 Shoreditch High Street
E1 6PG
Tel: 44 (0) 20-7247-0207

Carluccio's
Cadeia de restaurantes italianos espalhada por Londres (e outras cidades inglesas). O menu muda sazonalmente e procura utilizar só ingredientes frescos, sempre que possível "italianos", como faz questão de ressaltar o site do estabelecimento. Em frente ao restaurante, há sempre um empório que vende produtos com a marca da casa, como molhos prontos, massas e biscoitos. O cardápio orbita em torno de receitas tradicionais, como massas à putanesca, lasanha de cordeiro e linguine com frutos do mar. Excepcionalmente bom para um restaurante com muitas filiais. De sobremesa, peça sorvete de café. Verifique no site do restaurante qual o endereço mais próximo.
www.carluccios.com

Gordon Ramsey
Primeiro restaurante do chef-apresentador de "Kitchen Nightmares", a casa conquistou três estrelas do "Guia Michelin" e é frequentemente citado como um dos melhores restaurantes do mundo. Como tem só 14 mesas (para 44 clientes), é imprescindível fazer reserva (sujeita a uma lista de espera de semanas). Com bebida, chega fácil a 170 libras por pessoa.
68 Royal Hospital Road
SW3 4HP
Tel: 44 (0) 20-7352-4441

The Square
Restaurante com duas (de três) estrelas do "Guia Michelin 2010" e classificado pelo guia "Zagat" como o melhor de Londres. No cardápio, destacam-se o nhoque de salsinha com trufas de verão, o filé de salmonete com caviar de beringela ou o lombo de cordeiro em crosta de ervas e purê de chalotas, entre outros pratos. Segundo o chef Philip Howard, sua cozinha tem como característica pricipal o uso de ingredientes sazonais frescos, em harmonia "perfeita, elegante e satisfatória". No jantar, um menu degustação sai por cerca de 150 libras, com vinho, e o menu de três pratos (entrada, principal e sobremesa) sai por 75 libras. É também o restaurante favorito da vocalista do grupo brasileiro Cansei de Ser Sexy (CSS), Lovefoxxx, insuspeita gourmande que coleciona cursos do respeitado instituto Cordon Bleu de gastronomia.
6-10, Bruton Street
W1J 6PU
Tel: 44 (0) 20-7495-7100

 

DRINKS


C London (ex-Cipriani)
Bar e restaurante filial do tradicional Harry's Bar de Veneza, estabelecimento que "inventou" o Bellini, coquetel feito à base de prosseco e suco de pêssego fresco. A atmosfera é antiquada, e a decoração, cafona. Mas esse é exatamente o charme do lugar. Não se arrisque nas comidas. Fique com as especialidades do bar e depois vá jantar em outro restaurante. Além do Bellini, que é obrigatório, experimente o revigorante Espresso Martini, feito com vodca e café...
Após uma batalha judicial perdida para o Cipriani Hotel, de Londres, o bar foi obrigado a abandonar seu nome original.
23-25, Davies Street
W1K 3DE
Tel: 44 (0) 20-7399-0500

Dukes Hotel
O bar deste hotel londrino, localizado próximo ao palácio de Saint James, residência oficial da soberana britânica (embora a rainha passe a maior parte do tempo em Bukingham), serve o melhor dry martini da cidade. Pelo menos, esta é a opinião da colunista Danuza Leão, que sempre dá uma passadinha por lá quando está em Londres...
35, St. James's Place
SW1A 1NY
Tel: 44 (0) 20-7491-4840

Atualizado em Agosto de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro