Milão - Guia de Viagem - UOL Viagem

UOL Viagem

Milão

Sobre o destino Fotos Como Chegar Onde ficar Circulando Agências

Daniela Salu/UOL

Cidade cosmopolita, Milão compensa falta de paisagens com excesso de cultura e diversão

 

Milão não tem a história de Roma, o romantismo de Veneza, a efervescência de Nápoles ou o espírito artístico de Florença. Mas, mesmo assim, e de maneira justa, continua sendo uma das cidades mais famosas e visitadas da Itália. Difícil é definir Milão com apenas um adjetivo: localizada no norte italiano, mais perto de outros países (como França e Suíça) do que da capital Roma, a cidade é, acima de tudo, um recanto para os amantes de lugares cosmopolitas.

 

Sua população é de 1,3 milhão de habitantes e seus atrativos turísticos chegam aos milhares. Das passarelas de um dos eventos de moda mais famosos do mundo aos afrescos pintados por gênios dentro das igrejas o visitante terá, na cidade, muito o que admirar. Em Milão está a Santa Ceia de Leonardo da Vinci, o Estádio San Siro/Giuseppe Meazza, as estátuas do Duomo, os restaurantes de Navigli, o teatro Alla Scala, o Castelo Sforzesco. Um passeio pelas ruas da cidade sempre envolverá altas doses de religião, futebol, arte, gastronomia e história. Dar prioridade a um dos temas ou colocar tudo no mesmo pacote ficará a cargo do visitante.

 

Será também da escolha do turista fazer a jornada de maneira luxuosa ou econômica. Milão abriga alguns dos hotéis e restaurantes mais caros da Europa, mas também oferece boas opções para quem está com o orçamento apertado: na cidade, o transporte público é barato, os hotéis de baixo custo contam-se aos montes e as pizzarias oferecem pratos em conta e bem servidos. Além disso, há boas ofertas de cartões de desconto: ao comprá-los, o turista pode entrar em alguns museus gratuitamente e subir no metrô e nos ônibus sem pagar nada.

 

Apesar de estar longe de ser a mais bela das cidades da Itália, Milão conta com lindos parques, sorveterias de primeira classe e baladas que rivalizam com as mais concorridas da Europa. Na cidade, desfrutar da famosa dolce vita italiana é um programa garantido.

 

INFORMAÇÕES E SERVIÇOS

Portal de turismo de Milão: www.turismo.milano.it

 

Site da província de Milão: www.visitamilano.it

 

Site de informações gerais sobre a cidade: www.comune.milano.it

 

CENTROS DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA

Escritório Central: Piazza del Duomo, 19/a. De segunda a sábado das 8h45 às 13h e das 14h às 18h. Aos domingos, das 9h às 13h e das 14h às 17h. Telefone: (02) 7740-4343.

 

Balcão no aeroporto de Linate: Diariamente das 7h30 às 23h30. Telefone: (02) 7020-0443.

 

Balcão no aeroporto de Malpensa: Diariamente das 8h às 20h. Telefone: (02)5858-0080.

 

Balcão na Stazione Centrale: Localizado na frente da plataforma de trens número 13. De segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos das 9h às 13h e das 14h às 17h. Telefone: (02) 7740-4318.

 

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

Código de Milão: 02. O prefixo telefônico da Itália é 39.

 

Fuso Horário: A cidade de Milão está cinco horas à frente do horário de Brasília (quatro horas durante o horário de verão brasileiro)

 

Horário comercial: Muitos estabelecimentos comerciais de Milão fecham as portas durante o almoço. Os bancos, por exemplo, operam de segunda a sexta-feira das 8h30 às 13h e das 15h às 16h. Já a maioria do comércio de rua funciona das 10h às 13h e das 15h30 às 19h30. Os restaurantes (considerados, com toda a razão, um dos principais atrativos da cidade) têm horários esquisitos de funcionamento: alguns não operam às segundas, outros não operam às terças, e há aqueles que, curiosamente, não funcionam às quartas-feiras. É sempre recomendável ligar antes para saber se o restaurante estará aberto. A maioria dos museus, por sua vez, fecha às segundas, mas funciona durante todo o dia de terça a domingo.

 

Idioma: Italiano, mas boa parte das pessoas que trabalham em serviços turísticos, restaurantes e bares fala – ou arranha – o inglês. É recomendável, porém, que o turista aprenda frases básicas de italiano, o que lhe ajudará a pedir informações para estranhos nas ruas ou para (os nem sempre muito afáveis) motoristas do transporte público.

 

Moeda: Euro. Para saber a cotação da moeda acesse: http://economia.uol.com.br/

 

Quando ir: Milão pode ser visitada em qualquer época do ano. A cidade possui uma enorme variedade de atrativos indoor (como museus, galerias e restaurantes) que podem combater as baixas temperaturas das épocas de frio (principalmente de dezembro a fevereiro), como também oferece espaçosos parques e excelentes gelaterie que com certeza irão proporcionar refresco durante o alto calor (principalmente de junho a agosto).Vale lembrar que, em agosto, além do calor abrasivo, a cidade é invadida por hordas de turistas europeus, o que pode deixar algumas regiões – como a área ao redor do Duomo – quase intransitáveis. Maio e setembro, por sua vez, são meses em que o tempo estará extremamente propício para caminhadas.

 

Consulado-Geral do Brasil em Milão: Aberto de segunda a sexta-feira das 8h00 às 14h30. Corso Europa, 12 (perto da estação de metrô San Babila). Tel: (39) 335-727-8117. http://milao.itamaraty.gov.br/pt-br

Atualizado em Maio de 2012
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro