UOL Viagem

Serra Catarinense

Sobre o destino Fotos Onde ficar Como chegar Agências

Gastronomia

 

 

A culinária das cidades serranas prepara moradores e visitantes para enfrentar as baixas temperaturas. É farta, calórica, saborosa. Em geral bebe-se mais vinho do que cerveja, e os catarinenses desta região já importaram de Florianópolis, a capital, o hábito de servir champanhe a qualquer hora do dia, com sol ou chuva.

Carne frescal - Carne bovina de preparo especial, que a deixa mais macia e suculenta. Antigamente, a preparação incluía envolver os pedaços do boi há pouco carneado em mantas e deixá-los amarrados sob a barriga dos cavalos dos tropeiros, para que o suor do animal salgasse a carne. Atualmente se utiliza sal grosso para curtir a carne por 12 horas, em gamelas, para que fique desidratada, e depois a carne ainda é estendida ao ar livre, por uma noite, por exemplo, antes de virar churrasco de primeira qualidade.

O Camargo - Café com leite especialíssimo servido nos hotéis-fazenda da região: o peão traz a garrafa térmica de café, serve meia xícara, e a outra metade do líquido vem diretamente das tetas das vacas que estão sendo ordenhadas naquela manhã. Leite fresco, sem dúvida, porém morno, com espuma e gordura natural.

Comida tropeira - Na origem, significa comida rústica, elaborada pelos tropeiros em panelas de ferro durante as longas viagens. São exemplos o arroz de carreteiro, o feijão com farinha, a paçoca de pinhão. O entrevero lageano, prato típico, mistura carne suína, bovina, bacon e lingüiça, mais tomate, pimentão, alho e cebola, pinhão cozido em pedaços, tempero verde, alho e sal a gosto.

Pinhão - É a semente comestível das araucárias, um tipo de pinheiro que não dá flores nem frutos, e cujas pinhas (cheias de pinhões) caem das árvores a partir de abril, fornecendo o acepipe para cada inverno. Pode ser cozido em água fervente até em locais improvisados e servido aos turistas em canecas ou sacos plásticos: aquecido, fica macio e delicioso. Os tropeiros e, antes deles, os indígenas, criaram o pinhão sapecado, ou assado diretamente em fogueiras. Em pedaços pequenos, o pinhão acompanha pratos de carne; moído, recheia a paçoca da região, com lingüiça, cebola e alho, e também serve como cobertura de pizzas, com queijo serrano.

Trutas - Criado nos lagos e rios gelados da região, o peixe é servido em várias versões, por vezes recheado com alcaparras, tomate e cebola, ou então com molho de amêndoas, ou ainda à moda portuguesa, com batata, ovos cozidos, pimentão, tomate, cebola e azeitonas.

Atualizado em Julho de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro