UOL Viagem

Serra Catarinense

Sobre o destino Fotos Onde ficar Como chegar Agências

Trilhas

 

 

Boqueirão Hotel Fazenda - Em Lages. Os hóspedes podem percorrer sete tipos de trilhas na mata. As mais curtas e fáceis, de cerca de 800 m, levam ao por-do-sol e ao espetáculo da revoada das gralhas azuis, ave símbolo da região, na copa das araucárias. As trilhas de dificuldade média, com uma hora de duração cada, são três: das Águas, do Vale da Gralha Azul e do Tatu. A primeira, de 2.500 m, entra em mata ciliar onde se encontra um xaxim de 4 m de altura e uma piscina natural. A segunda tem deques para apreciar a paisagem e os sons dos riachos e das aves. Com 2.830 m, a trilha do Tatu percorre campos, matas e açudes que abrigam aves migratórias. As duas trilhas consideradas de alta dificuldade, a do Veado Campeiro e a da Cachoeira, têm entre 4.300m e 6.000 m. Nelas os caminhantes alcançam morros altos e também campos de altitude, paisagens entrecortadas por açudes que são berçários da vida selvagem, de aves, répteis e mamíferos. Rodovia BR-282, km 228, tel. (49) 3221-9000. www.fazendaboqueirao.com.br

Morro do Campestre - Em Urubici. A meta é alcançar o topo do morro em que se encontra uma curiosa formação rochosa de arenito, com fendas moldadas pelo tempo, local que teria servido de observatório indígena. Atualmente serve de bonita moldura para poses divertidas nas fotos dos turistas. É uma trilha fácil, ainda que íngreme, e a subida dura cerca de 40 minutos. Partindo da sede de uma propriedade particular, percorre-se um cenário com lago e rebanho bovino circundados por centenas de araucárias. Já na metade da trilha a beleza da vista, as suaves ondulações em tons de verde, revigora os caminhantes. O último trecho exige fôlego e disposição para subida em pedras. No topo, a 1.200 m de altitude, enxerga-se todo o vale e as curvas do rio Canoas, margeado por pinheiros. Não é necessário guia. Leve água e use calçados confortáveis: tênis, botas ou sandálias de trilha. Fazenda Morro da Cruz, SC-439, km 7, tel. (49) 8419-1322.

Cachoeira do Avencal - Em Urubici. Tem 100 m de queda livre. A trilha que dá acesso à parte de baixo da cachoeira tem 4 km de estrada de terra e a caminhada dura cerca de uma hora, passando por xaxins, mata de araucárias e formações rochosas. O ponto de partida é próximo de macieiras e inscrições ruprestres, no km 29 da estrada que liga Urubici a São Joaquim, a SC-430, a 5 km do centro de Urubici.

Pedra Furada e rio Pelotas - Em Urubici. São duas trilhas distintas, de dificuldade média, que partem das proximidades do belo mirante que é o Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim. Em ambas, a visão dos cânions e das encostas da Serra Geral é espetacular. Recomenda-se fazer os percursos com guia.

 

SERVIÇOS


Caminhos da Serra
Tel: (49) 3278-4273
www.caminhosdaserra.tur.br

Corvo Branco Expedições
Tel: (49) 3278-5457
www.riocanoas.com.br

Ecos da Serra ? Turismo & Aventura
Tel: (49) 3222-6001

Lia Ramos Turismo
Tel: (49) 3224-2920
www.liaramosturismo.com.br

Atualizado em Julho de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro