De praia a deserto: o Chile é um dos países mais legais da América do Sul
Dentro do estreito e longuíssimo território chileno cabem muitas paisagens. O país sul-americano abriga montanhas nevadas, regiões desérticas, cidades históricas, praias animadas, cenários patagônicos e muito mais. Fácil de ser visitado a partir de várias cidades do Brasil, trata-se de um lugar que tem tudo para dar alegria às férias de muitos turistas. Abaixo, conheça alguns dos destinos imperdíveis do Chile.
Veja também
- Pé na estrada: veja as mais lindas rotas para fazer nos países vizinhos.
- Prestes a completar 80, mulher vende tudo para viajar pela América do Sul
- Parque do Chile tem vulcões nevados e um dos lagos mais altos do mundo
Santiago
Além de capital, Santiago é a principal porta de entrada do Chile. E vale muito a pena que o turista reserve pelo menos três dias inteiros para explorar a cidade. Destacam-se por lá o Mercado Central (inaugurado em 1872, recheado de comércios gastronômicos e com uma linda estrutura de ferro), a praça que cerca o neoclássico Palacio de la Moneda (a sede presidencial chilena) e o Cerro Santa Lucía, que oferece uma das melhores visões panorâmicas da metrópole. Para curtir a noite e tomar um pisco sour, vá até o bairro de Bella Vista, cheio de restaurantes e bares estilosos. O Museo de Arte Contemporáneo, por sua vez, é ótima opção de passeio cultural, com obras de artistas chilenos geniais, como Roberto Matta.
Estações de esqui
O Chile tem estações de esqui lindíssimas e com pistas para praticantes de todos os níveis deste esporte de neve. No país, destacam-se centros de esqui como Corralco (onde os turistas podem esquiar na encosta do vulcão Lonquimay) e o famoso Valle Nevado, com uma estrutura hoteleira enorme e pistas de esqui e snowboard para praticantes novatos e experientes. Uma das joias deste tipo de passeio no território chileno, porém, é a estação de Portillo (na foto), onde o público se diverte na neve e, ao mesmo tempo, admira a Laguna del Inca, uma lagoa cercada por dramáticas montanhas nevadas. Este cartão-postal também pode ser visto desde hidromassagens ao ar livre que fazem parte de um hotel que fica dentro de Portillo.
Parque Nacional Lauca
Localizado no extremo norte do Chile, perto da fronteira com a Bolívia, o Parque Nacional Lauca não está entre os destinos turísticos mais concorridos do país sul-americano, mas deveria. Em seus mais de 130 mil hectares, o turista pode admirar, em um único campo de visão, montanhas nevadas, um dos lagos mais altos do mundo (o lindíssimo Chungará) e um solo verdejante por onde correm riachos e pastam alpacas (um animal andino parente da lhama). Trata-se de uma verdadeira imagem do paraíso, onde se destacam os vulcões Parinacota (com 6.342 metros de altura e uma forma cônica quase perfeita) e Pomerape (6.280 metros), dominando o horizonte.
Deserto do Atacama
Com paisagens que lembram outro planeta, o deserto do Atacama está entre os destinos imperdíveis do território chileno. No local, os turistas costumam se hospedar na pitoresca vila de San Pedro de Atacama e, de lá, partir em passeios rumo a lugares fantásticos, como o Valle de la Luna (ou Vale da Lua, que tem este nome por causa de suas paisagens de aparência extraterrestre), o Valle de la Muerte (chamado assim por seu cenário árido, mas, ao mesmo tempo, fascinante), os gêiseres de El Tatio e lindas lagoas cercadas por montanhas, como as lagunas Cejar, Miscanti e Miñiques. San Pedro, por sua vez, oferece hoje boas opções de restaurantes, hotéis e agências turísticas.
Valparaíso
Valparaíso está a menos de 120 km de Santiago e tem suas muitas colinas oferecendo visões panorâmicas para o oceano Pacífico. Trata-se de uma cidade de paisagens fotogênicas, com seus elevadores com mais de 100 anos levando turistas para cima e para baixo, praças aconchegantes (como a Plaza Sotomayor, a Plaza Aníbal Pinto e a Plaza Victoria, onde fica a catedral da cidade) e o Paseo 21 de Mayo, mirante que oferece uma visão privilegiada da cidade. Em Valparaíso, também ficam o Mercado Cardonal (ótimo para comprar mariscos e outras delícias chilenas) e a La Sebastiana, antiga casa do poeta Pablo Neruda e que hoje abriga um popular museu da cidade.
Viña del Mar
Quer pegar uma praia no Chile como os chilenos? Então arrume as malas e vá para Viña del Mar, o mais famoso balneário do país e que fica a cerca de 120 km de Santiago, pertinho de Valparaíso. A cidade conta com uma extensa faixa de areia ao lado de arranha-céus que costuma bombar nos meses mais quentes do ano: além de curtir o sol e brisa do oceano Pacífico, os turistas que visitam a cidade têm a chance de desfrutar de uma cena gastronômica variada, bons bares e baladas agitadas (Viña, no verão, é um dos melhores lugares para cair na gandaia no Chile). Em fevereiro, o balneário recebe um dos maiores eventos musicais da América Latina, o Festival de Viña, com astros do rock e pop latino.
Parque Nacional Torres del Paine
O Parque Nacional Torres del Paine é uma das regiões mais bonitas da Patagônia chilena. O local exibe montanhas de recortes inacreditáveis, localizadas à beira de lagos azul-turquesa e glaciares, formando algumas das melhores paisagens do Chile para contemplação e fotos. Aqui, turistas se divertem realizando longas caminhadas entre estes monumentos da natureza. Alguns dos roteiros chegam a durar mais de uma semana, mas valem cada minuto do esforço. O Parque Nacional Torres del Paine está localizado a quatro horas da cidade de Punta Arenas, um dos principais centros urbanos da Patagônia chilena.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.