Cabo de Santo Agostinho tem praias belíssimas; veja as atrações imperdíveis
Pernambuco é um dos destinos mais populares para curtir um calorzão no Nordeste: no Estado estão algumas das praias mais lindas do país, grande parte delas facilmente acessíveis a partir de sua capital. Uma das mais interessantes regiões do litoral pernambucano é, sem dúvida, a do Cabo de Santo Agostinho e seus arredores, uma área que reúne faixas de areia paradisíacas, ruínas históricas e boa infraestrutura hoteleira (e que fica a menos de 50 km de Recife). Abaixo, veja atrações imperdíveis do local.
Praias para todos os gostos
O Cabo de Santo Agostinho oferece faixas de areia de beleza variada. Quer passar o dia tomando sol em uma orla aconchegante e de aspecto quase selvagem? Vá à pequena praia de Calhetas (na foto), formada por uma orla digna de cartão-postal e banhada por águas tranquilas, sobre a qual balançam barquinhos ao sabor do movimento do oceano. E lá mesmo, do topo de uma colina, é possível fazer tirolesa sobre o mar azul que banha Calhetas. A praia do Paiva, por sua vez, é para quem gosta de cenários mais grandiosos: o lugar é composto por uma extensa faixa de areia protegida por imensos coqueirais, além de oferecer areia clara e fina para os visitantes. E a praia de Gaibu é cercada por boa oferta de restaurantes e hotéis. Pedra do Xaréu, Paraíso e Itapuama são outros points litorâneos populares na região.
Veja também:
- Marrocos: o país fascinante tem de praias a cenários de Hollywood
- Conheça Palm Beach, o balneário de luxo das celebridades na Flórida
- Praias, história e cachoeiras: veja maravilhas para curtir no México
Mirantes para lindas fotos
Entre uma praia e outra, a região de Cabo de Santo Agostinho oferece mirantes excelentes para o turista fazer grandes fotos. Um deles é um mirante ao lado do centrinho da Vila de Nazaré, de onde é possível ver o mar quebrando lá embaixo e, ao longe, com o clima permitindo, a silhueta dos edifícios de Recife. Já do Mirante do Paraíso, os viajantes enxergam a orla da praia do Paraíso e até parte da estrutura do enorme porto de Suape, que fica na área. E, para uma bela fotografia panorâmica, vá até o mirante que fica ao lado da praia de Itapuama, de onde se descortina a vista desta longa e linda faixa de areia protegida por coqueiros. É possível chegar tanto à região dos mirantes como aos monumentos citados no próximo tópico em passeios de bugue contratados com agências e hotéis locais.
Igrejinha e licor de jenipapo
Visitar a vila de Nazaré é um dos passeios mais interessantes para fazer em Cabo de Santo Agostinho. O local lembra o cenário de uma novela da Globo ambientada em algum pacato trecho litorâneo do Nordeste: são ruazinhas de areia, uma cruz a adornar um largo (também de areia) e a igreja de Nossa Senhora de Nazaré (na foto), construída pelos portugueses no século 16 e que fica junto das ruínas de um convento carmelita. Na frente do templo, há barracas vendendo licor de jenipapo, produto típico do lugar. Além disso, a vila está localizada no ponto mais alto de Cabo de Santo Agostinho, oferecendo lindas vistas para o oceano Atlântico. Outro monumento histórico da região que merece uma visita é o antigo Engenho Massangana, com edificações do século 19.
Hospedagem com tudo incluído
Há ampla infraestrutura hoteleira em Cabo de Santo Agostinho e arredores, e uma das melhores opções de hospedagem no balneário é o Vila Galé Eco Resort (na foto), que fica de frente para o mar que banha a praia de Suape. Trata-se de um resort que funciona em sistema "tudo incluído". Ou seja, os hóspedes têm acesso a comidas e bebidas (incluindo alcoólicas) à vontade durante todo o dia. Além disso, o Vila Galé oferece piscina de frente para o oceano, spa (com tratamentos pagos à parte), serviço de entretenimento para crianças, academia e quadras esportivas. De 1 a 21 de janeiro de 2018, cinco noites em apartamento com vista para o mar está saindo R$ 6.930 para duas pessoas (preço sujeito a alteração). Para quem quiser gastar menos, o Cabo de Santo Agostinho abriga boa oferta de pousadas na praia de Gaibu.
Cidades próximas
Mesmo que praias sejam prioridade, vale a pena fazer um tour bate-e-volta para Recife e Olinda durante uma viagem a Cabo de Santo Agostinho. Estas duas metrópoles pernambucanas ficam relativamente perto do balneário e estão entre os centros urbanos mais legais do Nordeste. Em Recife, realize um passeio pelo centro histórico local, onde é possível ver o rio Capibaribe correndo embaixo de lindas pontes e admirar cartões-postais como a rua do Bom Jesus (com casario colorido e talvez a mais linda via da capital pernambucana), o Forte das Cinco Pontas (erguido no século 17) e o lindo espaço público conhecido como Pátio de São Pedro. Já Olinda, que fica ao lado de Recife, exibe paisagens dignas de quadro: sobre as colinas locais, suas antigas igrejas compõem paisagens lindíssimas com o oceano Atlântico, em uma das imagens mais fotogênicas de todo Pernambuco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.