"Mar de estrelas": Maldivas têm praias que brilham durante a noite
Um chão coberto por estrelas: é esta a impressão que o turista pode ter ao se deparar com uma das imagens mais intrigantes e bonitas das Maldivas, arquipélago recheado de paisagens paradisíacas no oceano Índico.
Em diversas épocas do ano, as orlas de algumas ilhas do país brilham de maneira intensa durante a noite, principalmente na faixa em que o mar se encontra com as praias. É uma visão que realmente lembra a via láctea ou alguma obra de arte psicodélica extremamente criativa (e que é conhecida internacionalmente como "sea of stars", ou mar de estrelas).
Trata-se de um fenômeno de bioluminescência causado por uma espécie de fitoplâncton que existe na área e que, ao ser agitada pelas ondas oceânicas (ou qualquer outro tipo de movimento), emite luz, cintilando fortemente quando a água marítima varre a areia das praias.
Não é possível prever exatamente quando este espetáculo da natureza irá ocorrer: tudo depende de fatores como o clima (que deve estar com a temperatura alta) e do nível da maré (que deve estar baixo). Mas, segundo a Visit Maldives (entidade oficial de promoção turística do arquipélago), há grande incidência da bioluminescência entre os meses de outubro e abril.
E é, sem dúvida, uma atividade extremamente fascinante caminhar à noite pela praia e sentir que o mar está espelhando o céu que o cobre. Nas Maldivas, há até resorts que promovem jantares bem ao lado do "mar de estrelas", em um cenário pra lá de romântico.
Um dos locais mais famosos das Maldivas para admirar o fenômeno é a ilha de Vaadhoo, localizada a cerca de 15 minutos de barco do Aeroporto Internacional de Velana, o principal do arquipélago.
Com aproximadamente 500 habitantes, Vaadhoo possui infraestrutura hoteleira e também pode ser visitada por pessoas que estão hospedadas em outras ilhas do país asiático.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.