Conheça o melhor aeroporto do mundo, que tem cinema, jardins e até piscina
O aeroporto de Changi, que serve a cidade-Estado de Singapura, no Sudeste Asiático, foi eleito neste ano, pela sexta vez consecutiva, como o melhor do planeta.
A escolha esteve a cargo da Skytrax World Airport Awards (uma das principais premiações do mercado da aviação no mundo) e não surpreende: para quem está acostumado a frequentar aeroportos apertados, visualmente pobres e com poucos serviços para entreter os passageiros, Changi parece um parque de diversões.
Lá, esperar por um embarque pode realmente ser uma atividade prazerosa.
Importante ponto de conexões para viagens aéreas entre a Ásia, a Europa, a América do Norte e a Oceania (e por onde passam cerca de 62 milhões de viajantes por ano), o local tem uma estrutura que abriga um jardim com quase mil borboletas, uma área verde cortada por um lago artificial com carpas, um jardim de girassóis ao ar livre com vista para a pista de decolagem e o chamado "snooze lounge" (um espaço relativamente silencioso onde os viajantes se deitam em espreguiçadeiras e tiram uma soneca).
Pessoas em longa espera por seus aviões, por sua vez, têm a chance de desfrutar de mais opções de entretenimento.
Nos terminais 2 e 3 do aeroporto de Singapura há salas de cinema com entrada gratuita e que geralmente funcionam 24 horas por dia (e onde é possível assistir a lançamentos recentes de Hollywood. Neste momento, os locais estão exibindo filmes como "Meu Malvado Favorito 3" e "O Destino De Uma Nação").
Já aqueles que querem se refrescar, podem pagar uma taxa de aproximadamente US$ 12 e usar a piscina que fica no terraço do Aerotel, um dos hotéis que existem dentro de Changi (e é possível dormir em algumas das suítes destes estabelecimentos pagando cerca de US$ 40). Enquanto nadam, os turistas veem os aviões em procedimento de pouso e decolagem no céu.
E, no local, há veículos que realizam tours gratuitos por Singapura com passageiros que se encontram no meio de longas conexões de voos: durante os passeios, é possível admirar de perto cartões-postais como o Merlion Park (que oferece vista privilegiada para a moderna paisagem urbana da cidade-Estado) e o Gardens by the Bay.
Além de wi-fi gratuito, Changi oferece, também sem custos adicionais para o passageiro, mais de 400 computadores com acesso à internet espalhados por seus saguões.
Mais mimos
O aeroporto de Singapura parece haver sido desenhado para quem gosta de contato com a natureza. Além do jardim de girassóis, do borboletário e do lago de carpas, o local exibe o chamado "Enchanted Garden", onde os passageiros caminham cercados por diversas espécies reais de plantas e flores.
Os banheiros, por sua vez, têm aspectos curiosos: alguns dos toaletes femininos de Changi, por exemplo, parecem um salão de beleza, com espelhos iluminados onde as mulheres podem retocar a maquiagem com conforto.
Já um dos banheiros masculinos tem os mictórios colocados bem na frente de uma janela, de onde os homens enxergam os aviões pousando e decolando enquanto fazem xixi.
E passageiros viajando com crianças não precisam se desesperar para manter os pequenos entretidos: há diversas áreas com tobogãs e outros brinquedos infantis espalhadas pelo aeroporto.
Para quem gosta de compras, há também espaços generosos, com mais de 350 lojas de produtos eletrônicos, roupas, cosméticos e afins.
Infelizmente, o aeroporto de Changi não recebe voos diretos do Brasil. Para chegar lá desde o aeroporto de Guarulhos, por exemplo, é preciso fazer conexão em locais como Dubai ou Istambul, em uma viagem que, no total, chega a durar mais de 25 horas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.