Conheça lugares "mal-assombrados" que viraram atração turística pelo mundo
Histórias de fantasmas não fazem parte apenas do universo dos filmes de terror. Em diversos países do mundo, há lugares reais que têm fama de mal-assombrados, o que os ajudou a virar famosas atrações turísticas.
São, em sua grande parte, locais históricos que foram palco de acontecimentos macabros ou que estão relacionados a lendas de dar frio na espinha. Abaixo, conheça interessantes lugares do mundo onde, segundo algumas pessoas acreditam, o turista pode entrar em contato com eventos sobrenaturais.
Port Arthur, Austrália
Localizado na região australiana da Tasmânia, o sítio histórico de Port Arthur é um dos lugares que mais têm fama de mal-assombrados na Oceania. No local funcionou, no século 19, um complexo penitenciário que aprisionou criminosos de alta periculosidade, que eram submetidos a um brutal sistema carcerário.
Veja também
- O futuro chegou: hóspedes são servidos por robôs em hotéis pelo mundo
- Hotel de divórcio: o lugar onde os hóspedes entram casados e saem solteiros
- Veja os lugares mais malucos onde você pode se hospedar pelo mundo
Hoje, a prisão está desativada, mas seus edifícios em ruínas se encontram abertos para visitas turísticas (e, reza a lenda, são cenários para aparições de fantasmas de pessoas que foram detidas e sofreram as durezas de Port Arthur). Logo ali ao lado fica outro lugar sinistro: a Ilha dos Mortos, que abriga túmulos de prisioneiros que morreram neste cárcere.
É possível contratar tours fantasmagóricos para Port Arthur através do site portarthur.org.au/tour/ghost-tour/
Castelo de Wolfsegg, Alemanha
O Castelo de Wolfsegg, localizado na região da Bavária, na Alemanha, tem uma história que remonta ao século 13 e deve muito de sua fama a uma história fantasmagórica: reza a lenda que essa construção medieval é habitada por um espírito conhecido como a Dama Branca, uma mulher que teria sido morta por seu marido dentro do castelo após, supostamente, traí-lo.
Segundo o site oficial desta atração turística, a Dama Branca "pode às vezes ser vista levitando nas habitações" que existem dentro da edificação.
O castelo de Wolfsegg é aberto a visitas de viajantes. Mais informações: www.burg-wolfsegg.de
Lizzie Borden House Bed & Breakfast, Estados Unidos
Por fora, a pousada Lizzie Borden Bed & Breakfast parece uma edificação qualquer dos Estados Unidos. Mas esse estabelecimento turístico localizado na cidade de Fall River, no Estado de Massachusetts, está relacionado a uma história macabra.
Em 1892, uma mulher chamada Lizzie Borden foi acusada de assassinar, a machadadas, o seu pai (Andrew Borden) e sua madrasta (Abby Borden) dentro desta casa. Lizzie foi posteriormente absolvida, mas o crime permanece notório (e sem culpados) até os dias de hoje.
Atualmente, turistas podem dormir na habitação onde Abby Borden foi morta. E há histórias de que a pousada é mal-assombrada por causa do assassinato. Mais informações: www.lizzie-borden.com
Torre de Londres, Inglaterra
Situada ao lado do rio Tâmisa, a Torre de Londres é uma famosa atração turística da capital inglesa. Com uma história que remonta ao século 11, o local é um complexo que foi usado, entre outras funções, como palácio real, fortaleza e prisão.
Muitas pessoas morreram na área da Torre de Londres ao longo dos anos, o que lhe rendeu a fama de ser, atualmente, um lugar mal-assombrado. Dizem, por exemplo, que o fantasma de Ana Bolena (que foi esposa do rei Henrique 8º) pode ser visto por lá.
É possível fazer um passeio noturno pela Torre de Londres, durante o qual os turistas aprendem sobre as muitas histórias assustadoras envolvendo este cartão-postal britânico. Mais informações: www.hrp.org.uk/tower-of-london
The Stanley Hotel, Estados Unidos
Com mais de 100 anos, o Stanley Hotel está localizado em Estes Park, no estado norte-americano do Colorado, e serviu de inspiração para "O Iluminado", livro escrito por Stephen King e que virou um clássico filme de terror dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson.
E o estabelecimento turístico tem suas próprias lendas assustadoras: acredita-se, por exemplo, que o quarto 217 do hotel seja o local de aparição de um fantasma.
O The Stanley promove, inclusive, passeios noturnos por suas dependências, durante os quais os participantes entram em contato com histórias horripilantes. Mais informações: www.stanleyhotel.com
Fairmont Banff Springs Hotel, Canadá
Cercado por montanhas e florestas, o hotel Fairmont Banff Springs é um imponente e elegante empreendimento turístico da cidade de Banff, no Canadá, com uma história que remonta ao século 19.
Há, no entanto, relatos que afirmam que o local é palco de acontecimentos sobrenaturais, que envolvem a aparição da chamada "Noiva Fantasma", o espírito de uma mulher que teria morrido no hotel usando um vestido de noiva.
Isso não impede, entretanto, que o Fairmont Banff Springs seja um concorrido meio de hospedagem nesta região do Canadá. Mais informações: www.fairmont.com/banff-springs/
The Myrtles Plantation, Estados Unidos
Na cidade de St. Francisville, no Estado norte-americano da Louisiana, fica um lugar histórico chamado The Myrtles Plantation.
Trata-se de uma antiga residência rural que, segundo muito gente, é um dos locais mais mal-assombrados dos Estados Unidos: a propriedade já teria sido visitada, por exemplo, pelo fantasma de uma escrava que foi forçada a trabalhar na área.
É possível conhecer a Myrtles Plantation em tours guiados e, se houver coragem, até dormir por lá. Mais informações: www.myrtlesplantation.com
Teatro Amazonas, Brasil
O lindo Teatro Amazonas foi construído em Manaus (AM) no final do século 19, no auge do chamado Ciclo da Borracha. E há histórias envolvendo este cartão-postal amazonense a atividades sobrenaturais. Há relatos que afirmam que funcionários já teriam visto fantasmas dentro deste centro de espetáculos.
O Teatro Amazonas, entretanto, é muito mais conhecido pela sua arquitetura e importância cultural do que por histórias de assombrações.
Hospital psiquiátrico de Aradale, Austrália
Hoje desativado e com aspecto sinistro, o hospital psiquiátrico de Aradale virou atração turística na região de Victoria, na Austrália. O local funcionou como manicômio por mais de 120 anos e, logicamente, foi cenário de muito sofrimento e mortes.
Tours são realizados periodicamente pelo complexo bem assustador do antigo hospital psiquiátrico, e há pessoas que acreditam que o local seja comum se deparar com aparições de assombrações. Mais informações: www.aradale.com.au
Ilha de Poveglia, Itália
Parte da região metropolitana de Veneza, na Itália, a ilha de Poveglia foi usada, entre os séculos 18 e 20, como um local de internação para pessoas com doenças infecciosas. Posteriormente, o local serviu como um manicômio.
Calcula-se que milhares de homens e mulheres tenham morrido em Poveglia, que, por causa disso, ganhou fama lugar mal-assombrado. De acordo com uma das lendas envolvendo esse pedaço de terra, um dos médicos do manicômio se matou na ilha após começar a ser perseguido pelos fantasmas de pacientes falecidos no instituto psiquiátrico.
Hoje, a ilha exibe, entre outras construções, as edificações que abrigaram o hospital e um campanário. É possível observar as paisagens sinistras de Poveglia a partir de embarcações que realizam passeios pelos arredores de Veneza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.