Piscininha, amor: conheça praias brasileiras banhadas por águas tranquilas
O Brasil tem praias ótimas para a prática do surfe e outras que são perfeitas para flutuar no meio de agradáveis ondas. Por outro lado, o litoral do país abriga balneários que são banhados por um mar que tem (ou, em determinados períodos do dia, adquire) característica de piscina natural.
A tão falada piscininha, de águas calminhas, rasa e cristalina, ideal para relaxar sob o sol, com o corpo parcialmente submerso em um cenário paradisíaco.
Muitos destes locais também oferecem condições para a prática de snorkel, que permite ao turista admirar uma diversificada e colorida vida marinha.
A seguir, conheça destinos praianos do Brasil onde o turista irá se sentir em uma piscina.
Porto de Galinhas (PE)
Não é difícil entender por que Porto de Galinhas, em Pernambuco, é um dos mais famosos destinos de praia do Nordeste: o lugar tem paisagens litorâneas de grande beleza, excelente infraestrutura hoteleira e, no período de maré baixa, oferece lindas piscinas naturais para o turista, envoltas por um mar de coloração azul-turquesa.
Um dos passeios mais populares no balneário é embarcar em jangadas na orla e, em poucos minutos, chegar a piscinas naturais que se formam entre corais, onde é possível se refrescar entre legiões de peixinhos.
Na área, é também possível contemplar uma piscina natural tem uma forma que lembra o mapa do Brasil, que rende interessantes fotos.
Praia do Forno (RJ)
Arraial do Cabo, na costa do Estado do Rio de Janeiro, está repleto de praias lindas.
Uma das mais chamativas destas faixas de areia é a Praia do Forno, com um mar que realmente lembra uma piscina, com águas cristalinas e ótimas para um banho.
Esta parte do litoral de Arraial do Cabo é acessível por uma trilha desde a Praia dos Anjos (também é possível ir até lá de barco). E, na área, há um mirante de onde se tem uma vista panorâmica incrível da Praia do Forno. Depois, é só se refrescar com um mergulho em um dos lugares mais fascinantes do litoral fluminense.
Maragogi (AL)
Maragogi, em Alagoas, é uma das estrelas do litoral nordestino.
Isso porque se trata de um balneário onde o turista pode curtir as férias se bronzeando sobre a areia de paradisíacas orlas e se refrescando em um mar de água rasa e translúcida.
Em Maragogi, turistas têm a chance de embarcar em catamarãs para ir até piscinas naturais que ficam afastadas da costa.
Nestes passeios, é possível fazer snorkel e admirar a vida marinha local, em um dos cenários mais belos do Nordeste.
Baía dos Porcos (PE)
Parte do Estado de Pernambuco, Fernando de Noronha tem, indiscutivelmente, algumas das paisagens litorâneas mais belas do Brasil.
E, entre elas, podemos incluir a Baía dos Porcos, que, cercada por formações rochosas, costuma oferece um mar calmo, transparente e de coloração azul-turquesa para os turistas, que têm a chance de admirar, na área, belos peixes coloridos.
E o melhor: da Baía dos Porcos perto do Morro Dois Irmãos, uma das imagens mais famosas de Noronha.
Praia de Atalaia (PE)
A Praia de Atalaia é outro local de Fernando de Noronha que, na maré baixa, oferece uma agradável piscina natural para o turista.
No local, os viajantes podem fazer snorkel em uma água cristalina, no meio de uma rica vida marinha.
Além disso, os visitante a praia de Atalaia podem admirar, lá no meio do mar, o fotogênico Morro do Frade, visto na foto acima.
Piscinas naturais da Barra da Lagoa (SC)
Santa Catarina é um lugar famoso por suas praias que encantam surfistas do Brasil inteiro.
Mas o Estado do Sul do país também tem cartões-postais litorâneos nos quais as ondas não são o destaque da paisagem.
Um destes destinos são as chamadas piscinas naturais da Barra da Lagoa, em Florianópolis, onde turistas podem curtir uma água tranquila e cercada por enormes formações rochosas.
Trata-se de um lugar no qual frequentadores praticam snorkel e curtem dias de sol no meio de muita natureza.
Ilha de Boipeba (BA)
A Ilha de Boipeba é um dos mais lindos destinos litorâneos da Bahia, onde o turista encontra praias de areia fofa e protegidas por quilômetros de coqueirais, em um ambiente de muita imersão na natureza.
Nos períodos de maré baixa, o turista encontra, no local, uma água marinha rasa, cálida e transparente: são lugares para se sentar com o mar na linha da barriga ou do peito e curtir um dia de calor envolto por um cenário de beleza estonteante.
A praia de Moreré é um dos melhores lugares para curtir um mar que lembra uma piscina em Boipeba (e também um point ideal para se hospedar por lá).
Também é possível pegar, na orla, barcos que, em viagens de cerca de cinco minutos, levam turista até o meio do oceano para fazer snorkel entre corais, no meio de uma água bem calma.
Maracajaú (RN)
Parte do município de Maxaranguape, a aproximadamente 55 km de Natal (RN), a Praia de Maracajaú é usada como base para viagens de barco até uma área no meio do mar marcada por bancos de corais que, na maré em um nível ideal, ajudam a formar piscinas naturais de enorme beleza.
São locais deliciosos ara nadar, fazer snorkel e observar a fauna marinha.
Não à toa, este lugar é conhecido como "o Caribe do Rio Grande do Norte".
Praia da Crena (RJ)
O Rio de Janeiro tem mais praias que oferecem um mar calmo e lindo para os turistas, propiciando a sensação de estar em uma piscina.
Um destes locais é a Praia da Crena, em Ilha Grande, no litoral do Estado fluminense.
Trata-de de um local cercado por Mata Atlântica, com uma faixa de areia pequena e que é banhado por um mar frequentemente tranquilo e que, via de regra, exibe uma bela coloração esverdeada.
Taipu de Fora (BA)
Na Península de Maraú, um dos destinos mais paradisíacos da Bahia, fica a Praia de Taipu de Fora, famosa por suas piscinas naturais.
É possível curtir este mar calmo, raso e cristalino em momentos de maré baixa, enquanto se admira uma orla repleta de coqueiros e marcada por uma areia fofinha (em Taipu, não é necessário pegar embarcações para chegar às piscinas naturais, que se formam perto da costa).
Trata-se de um lugar que tem tudo para proporcionar mil sensações de prazer para o turista, com o oceano cálido envolvendo o corpo em um ambiente tranquilo e cercado por muita natureza.
E há boas pousadas na área para quem quiser (com toda razão) curtir este ambiente por mais de um dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.