7 praias próximas a Orlando para você descansar dos parques de diversão
É inegável que os brasileiros amam profundamente Orlando, seus parques e outlets -- batemos quase que anualmente nossos próprios recordes de visitantes e gastos por lá.
Mas, levando-se em consideração que a Flórida é chamada de "sunshine state" nos EUA (algo equivalente a "o estado onde o sol brilha mais forte"), unir uma boa praia ao itinerário da viagem pode torná-la ainda melhor.
Graças à sua localização bastante central no Estado, a costa do Atlântico está a apenas uma hora de Orlando, e o Golfo do México a pouco mais de 140 km de distância.
Selecionamos aqui sete praias a curta distância de carro a partir de Orlando -- a maioria entre uma e duas horas de viagem -- que rendem um programão. Seja como destino para passeio de um só dia ou para uma esticada maior, valem como um belo relax após a maratona de parques e compras na terra do Mickey Mouse.
Daytona Beach
Localizada a apenas uma hora de Orlando, Daytona Beach é uma das escapadas de praia mais acertadas para se fazer antes ou depois dos parques. Completa como poucos destinos do Estado, oferece atrações que vão de belas praias e atividades recreacionais de todo tipo ao excitante mundo das corridas Nascar (é ali que fica o Daytona International Speedway, o mais famoso autódromo do mundo deste esporte, com visitas guiadas várias vezes ao dia e um imperdível museu para fãs de carros e velocidade).
São mais de 35km de praias de areia branquinha e um delicioso "Beach Boardwalk&Pier" para passear e apreciar o belo pôr do sol da região. Além disso, Daytona Beach oferece uma série de atividades gratuitas ao ar livre durante o verão, de shows e performances a filmes em grandes telões e fogos de artifício. Tem ainda grande oferta hoteleira, incluindo resorts à beira-mar como o Hard Rock Hotel Daytona Beach e o luxuoso The Shores Resort & Spa, e excelente infraestrutura para compras e alimentação em complexos como o One Daytona, que fica logo em frente ao autódromo.
Anexo à Daytona fica o bucólico Ponce Inlet, local do mais alto farol da Flórida; construído em 1835 e com quase 60 metros de altura, é aberto à visitação e lá do alto a gente tem uma vista linda das praias da região.
Vero Beach
Vero Beach é uma cidade litorânea a menos de duas horas de Orlando, em sentido sudeste. Parte da chamada Florida's Treasure Coast, tem uma downtown cheia de bossa e cafés e bares estilosos, reservas naturais ao redor da Indian River Lagoon e, é claro, belas praias banhadas pelo oceano Atlântico.
A cidade é tão queridinha no Estado que a própria Disney abriu um resort por lá à beira-mar, o Disney's Vero Beach Resort. Ali, Mickey Mouse e sua turma garantem entretenimento de praia completo (de passeios de caiaque à escolinha de surf) a recreação noturna no melhor estilo americano, com direito a música, fogueiras e marshmallow na praia.
New Smyrna Beach
New Smyrna Beach é a praia preferida de boa parte dos moradores de Orlando -- tanto que muitos deles têm ali suas casas de veraneio. Distante apenas uma hora de Downtown, essa charmosa cidadezinha à beira-mar é também considerada um pequeno paraíso por surfistas pela qualidade de suas ondas.
Apesar da ampla variedade de esportes aquáticos oferecidos à beira-mar, vale reservar tempo para visitar o vilarejo em si. Os quarteirões da Flagler Avenue que separam o mar do rio estão repletos de lojinhas peculiares, boutiques locais, galerias de arte e também cafés e restaurantes gostosos e despretensiosos.
Do outro lado do rio, na área conhecida como Captain's Quarter, a Canal St também merece uma passadinha, sobretudo pelo imperdível complexo The Hub on Canal, que mistura galeria de arte, ateliês de artistas locais, café e bar tudo no mesmo espaço.
Cocoa Beach
Com formato semelhante a uma ilhota entre a Indian River Lagoon e o Oceano Atlântico, Cocoa Beach não é praia mais popular dos arredores de Orlando à toa. Distante apenas uma hora de carro, a cidade de Kelly Slater tem em seu pier de mais de 250m uma atração histórica hoje recheada de restaurantes, bares, lojinhas de souvenirs e música ao vivo gratuita - e é lugar perfeitinho para contemplar o pôr do sol.
E é boa de praia, é claro, com ampla oferta de esportes aquáticos em seus 10km de areias, incluindo parasailing, windsurf, kiteboard e surf. Há também passeios em caiaque para conferir de perto as ilhotas da lagoa. Aliás, fãs de surf não devem perder a Ron Jon Surf Shop, considerada a maior loja de surf do mundo (e aberta 24 horas por dia!).
Casais e famílias com crianças pequenas costumam gostar também do sossego do Lori Wilson Park. De Cocoa Beach também é possível ver os navios chegando e partindo de Port Canaveral, assim como foguetes e satélites sendo enviados ao espaço nos dias de lançamento do Kennedy Space Center, distante 20 minutos da praia.
Madeira Beach
Ao lado da cada vez mais vibrante cidade de Tampa, Madeira Beach não é a praia mais próxima de Orlando (são pouco mais de duas horas em carro), mas seguramente vale a escapada mais longa. Além das belas praias acessíveis através de charmosas passarelas de madeira e dos golfinhos frequentemente avistados por lá, seu pôr do sol é considerado um dos mais belos de todo o Estado.
Madeira Beach é também considerada a capital mundial do peixe garoupa e sua John's Pass Village (construída bem onde as águas da baía encontram o golfo do México) oferece um complexo ao ar livre com mais de 100 lojas e restaurantes, incluindo, é claro, fartura em pratos de peixes e frutos do mar.
O destino é também celebrado pelos americanos por ser uma das poucas praias do Estado em que é permitido consumir bebidas alcoólicas (com moderação, é claro) publicamente à beira-mar.
Clearwater
Localizada também nos arredores de Tampa e a pouco mais de duas horas de carro de Orlando, Clearwater foi batizada assim justamente por ser banhada pelas águas calmas e cristalinas do Golfo do México.
Sua Indian Rocks Beach, mais tranquila e afastada das multidões, é endereço queridinho de casais e famílias com crianças pequenas. Além das belas praias de areia clarinha e dos belos finais de tarde, a cidade também é famosa pelo Clearwater Marine Aquarium, lar do personagem principal do filme "Winter, o Golfinho", e pelo Sunset at Pier 60, um verdadeiro festival de música e gastronomia.
Quem tiver mais tempo para gastar em Clearwater pode optar também por tomar um dos ferries que fazem em vinte minutos a travessia até a idílica Caladesi Island, uma ilhota considerada dona de uma das praias mais bonitas de todos os Estados Unidos.
St Pete Beach
Distante duas horas de Orlando, St Petersburg é outra das belas cidades de praia da Flórida banhadas pelo Golfo do México. Muito próxima a Clearwater e Madeira Beach, poderia integrar a chamada "tríade perfeita do Golfo" numa mesma escapada, segundo muitos americanos.
Com jeitinho de cidade parada no tempo, St Pete -- como é conhecida localmente -- é famosa pelo pôr do sol rosado, pelos surfistas, pelo histórico Merry Pier e também pelo clássico Loews Don Ce Sar Hotel, bem no coração da cidade. Construído em 1928, o histórico palácio cor de rosa tem seu bar principal até hoje procurado por quem quer uma noite de drinks ao melhor estilo Gatsby. Mas mesmo com toda a pompa de seu hotel símbolo, St Pete é super low profile.
Ali é programão, antes ou depois da praia, embarcar em um dos bondinhos gratuitos para fazer compras nas lojinhas mil da 8th Avenue. Em Downtown, o Museu Salvador Dali é uma das principais atrações; além da incrível coleção de obras do artista (a maior fora da Espanha), vale também pela beleza próprio prédio em si. Com mais tempo, vale tomar o Shell Key Shuttle para em meros dez minutos estar na ilhota Shell Island fazendo um dos melhores snorkelings da região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.