Ibiza tem nudismo de dia e baladas à noite; conheça o destino
Com a chegada do verão ao Hemisfério Norte, Ibiza, na Espanha, se torna um dos destinos de praia mais concorridos da Europa.
E não é difícil encontrar a razão para isso: além de lindas praias, esta ilha do mar Mediterrâneo (e o arquipélago do qual ela faz parte, chamado ilhas Baleares) oferece uma sensação de liberdade extrema para seus visitantes.
Em um calorento dia do último de mês de junho, pego um voo em direção a Ibiza a partir da cidade de Veneza, e a atmosfera festiva já começa no próprio avião: um grupo de cinco turistas italianos embarca na aeronave segurando garrafas de Coca-Cola que, visivelmente, contêm alguma bebida alcoólica misturada com o líquido negro.
Enquanto os recipientes com a receita etílica circulam de mão em mão, os viajantes fazem algazarra a bordo. A maioria dos outros passageiros não se importa: quase todos também estão em clima de balada.
Ibiza recebe os forasteiros com seu imenso cardápio de festas já aberto na cara de todos. Nas vias que ligam o aeroporto à região central da ilha, outdoors anunciam os DJs que irão tocar, nos próximos dias, nas famosas discotecas locais: o holandês Joris Voorn irá se apresentar na Amnesia, o britânico Judge Jules dará as caras na casa noturna Eden e Robbie Rivera agitará a Privilege.
E há, logicamente, a lendária Pacha, que é palco para apresentações de DJs como Solomun.
Nudismo na praia
Antes de cair na gandaia, vale a pena curtir o sol em algumas das lindas faixas de areia da região. Ibiza tem belas orlas, como Cala Jondal e Cala Carbó.
Mas, se o tempo não estiver apertado, pegue um barco para ir até a ilha de Formentera, também parte das ilhas de Baleares e que oferece praias paradisíacas em um ambiente que costuma ser mais tranquilo.
Faço este trajeto na companhia de amigos (o percurso marítimo dura cerca de 40 minutos) e, ao chegar a Formentera, alugamos um carro para explorar este pedaço de terra no Mediterrâneo (recomendo fazer isso, pois é difícil achar táxis por lá).
Nosso destino é a praia de Migjorn, composta por uma estreita faixa de areia banhada por um mar raso e translúcido, perfeito para se refrescar do fortíssimo calor desta época do ano.
Aqui, nudismo é permitido. E, sentado em um rústico quiosque, com uma cerveja geladíssima na mão, observo a interessante composição de frequentadores de Migjorn.
De um lado, um jovem casal complemente pelado aparece estirado na areia, com a água do oceano batendo em seus pés e dois cachorros vira-latas brincando entre eles.
Também sem nenhuma roupa, um casal gay e um grupo de amigas e amigos quarentões caminham tranquilamente na praia, alegres sob o sol do verão.
Mulheres de todas as idades, dos 20 poucos aos 70 anos, fazem topless livremente e cruzam com naturalidade (e, aparentemente, sem atrair olhares) com famílias vestidas com trajes de banho.
E, ao meu lado, um grupo de turistas espanhóis, todos vestidos, combinam sobre a balada que eles visitarão mais tarde.
Um fascinante ambiente heterogêneo, onde todo mundo parece extremamente feliz.
Drinque para o pôr do sol
Antes de voltar a Ibiza, visito outra orla deslumbrante de Formentera: a praia de Ses Illets, com uma água rasa, cristalina e absurdamente azul, que faz eu me sentir no paraíso ao entrar nela.
O retorno a Ibiza ocorre no fim da tarde e, antes de a noite chegar (só escurece depois das 21h nesta época do ano), a ilha oferece diversos locais legais para um drinque sob as luzes do pôr do sol.
Um deles é o The Ninth (na foto), localizado em um terraço no nono andar do Hard Rock Hotel, com vistas incríveis para a orla de Ibiza.
O Nikki Beach Ibiza, por sua vez, é um sofisticado bar e restaurante ao lado do mar frequentado por viajantes endinheirados.
E vale a pena também explorar a região que fica ao redor da murada do centro histórico da cidade de Ibiza (a capital da ilha), com estabelecimentos gastronômicos e boêmios como o La Bodega, que faz elogiados coquetéis e tapas.
Quando a noite chega, meus amigos e eu resolvemos ir para a região do Port d'Eivissa, onde se concentram alguns dos mais megalomaníacos iates da Europa. É uma área que concentra bares, restaurantes, baladas e espaços ao ar livre com vista para a Dalt Vila, o fotogênico centro histórico local, onde se encontra a linda catedral da Ibiza (sim, aqui, no meio de tanto boemia, existe religião).
A produção das vestimentas dos frequentadores chama a atenção: garotas lindas cruzam as ruas ao lado das marinas com saltos altíssimos e maquiagem bem produzida. Os homens, bronzeados e sarados, envergam camisas sociais e penteados estilosos. Há um inevitável clima de paquera no ar.
Menu de baladas
Na hora de atravessar a madrugada, as opções em Ibiza são muitas. A discoteca Amnesia é palco frequente para apresentações de grandes astros da música eletrônica: já estivera lá nome como Fatboy Slim, Adam Beyer e Paco Osuna.
A Eden, por sua vez, é célebre por possuir um dos melhores sistemas de som de Ibiza. Já a Privilege é para quem gosta de festas gigantescas: o local comporta quase 10 mil pessoas, que costumam enlouquecer em sua pista de dança.
E a Pacha é um point onde, talvez, você possa ver alguma celebridade do mundo das artes ou dos esportes: o local já foi frequentado por gente como Cristiano Ronaldo.
E, se a ideia for fazer algo mais picante, saiba que, em Ibiza, existe uma balada chamada Liberty Club, uma das mais famosas casas de swing da Europa.
Em seu interior, dominado pela cor vermelha, os frequentadores encontram uma discoteca, uma "área do fetiche" (onde é possível se divertir com brinquedinhos eróticos) e os famosos "play rooms", espaços com sofás e camas onde rola sexo grupal, muitas vezes com pessoas de diversas partes do mundo.
Em alto-mar
Se a ressaca não for monstruosa no dia seguinte, embarque em uma das festas em alto-mar que são realizadas nos arredores da ilha, a bordo de embarcações que oferecem bebidas alcoólicas, DJs e até chuva de espumante sobre o público.
A Oceanbeat é uma das empresas que realizam este tipo de tour.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.