Antiga fazenda de Pablo Escobar hoje é parque temático; veja
A Hacienda Nápoles, localizada no município colombiano de Puerto Triunfo, a aproximadamente 180km de Medellín, foi uma espécie de quartel-general de Pablo Escobar, principalmente nos anos 80.
Nesta fazenda, o narcotraficante promovia reuniões de sua organização criminosa, dava festas suntuosas e brincava com sua megalomania: no lugar, ele montou um enorme zoológico, que abrigava animais selvagens como girafas, cangurus e hipopótamos.
Anos após a derrocada de Escobar (morto em 1993), a Hacienda Nápoles se transformou em um parque temático de 1.600 hectares que oferece variadas opções de entretenimento para o público.
Curiosamente, a vida selvagem ainda faz parte da paisagem local: uma das principais áreas do parque se chama Grande Savana Africana, onde os visitantes observam bichos como leões, leopardos, zebras, avestruzes, elefantes, micos e gazelas.
Os animais atuais não são da época de Escobar: o parque afirma que eles foram resgatados de circos e de outros tipos de cativeiro e que, atualmente, dividem espaço com aves migratórias que frequentemente visitam a região.
Hoje, a Hacienda Nápoles também abriga um parque aquático, com cachoeiras artificiais, um rio (também artificial) com correnteza e piscina com toboáguas (de onde surgem estátuas gigantescas de cobras e de um polvo).
E, no terreno, os turistas ainda se deparam com uma espécie de parque jurássico, com estátuas enormes de dinossauros.
Museus e memória
A Hacienda Nápoles também promete uma experiência cultural para os visitantes. Lá, construído no local de uma antiga praça de touros de Escobar, opera atualmente o Museu Africano, com esculturas, máscaras e instrumentos rituais da África.
E, no parque, o público ainda tem a chance de visitar o Museu Memorial, que conta um pouco da história de violência da era de Pablo Escobar na Colômbia.
Porém, apesar de manter o antigo nome da fazenda, o parque informa que vem apagando os resquícios relacionados com o traficante dentro da propriedade.
O casarão que hospedava Pablo Escobar, por exemplo, colapsou em 2015, após ficar por anos em estado de ruína. No seu lugar foi levantado, recentemente, um espaço chamado Kamaria, que exibe animais mecânicos que se mexem e que falam sobre a preservação do meio ambiente.
"Da época do antigo proprietário [no caso, Escobar], só há más recordações, que temos superado com trabalho e esforço", diz Claudia Orozco, que trabalha na administração do Parque Temático Hacienda Nápoles.
Os ingressos para entrar no parque temático custam a partir de 45 mil pesos colombianos (cerca de R$ 54)*.
Para quem não quiser fazer uma cansativa viagem bate e volta desde Medellín, há hotéis dentro do Parque Temático Hacienda Nápoles. Um deles é o Casablanca Safari Hotel, com decoração de inspiração africana.
Mais informações: haciendanapoles.com
* Preços consultados em julho de 2019 e sujeitos a alteração.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.