Gosta do frio? Na "Cidade de Gelo", a temperatura chega a -25ºC
Você é daquelas pessoas que reclamam das baixas temperaturas que, nas últimas semanas, têm assolado diversas regiões do Brasil?
Pois saiba que, na China, existe uma metrópole na qual o inverno pode realmente ser classificado como rigoroso.
Trata-se de Harbin, onde o termômetro chega frequentemente a -25ºC e que é considerada uma das cidades mais frias do mundo.
Situado no nordeste do território chinês (não muito longe da Rússia), o lugar é tão frio que tem o apelido de "Cidade de Gelo".
E Harbin faz por merecer a alcunha.
Durante seus invernos brutais (registros atestam que a temperatura já passou dos -35ºC por lá), este centro urbano ganha uma inusitada e incrível atração turística: um amplo complexo de entretenimento feito com gigantescas edificações congeladas.
É um festival anual de esculturas frequentado por mais de um milhão de pessoas e no qual artistas criam réplicas de gelo de castelos, prédios, palácios, além de figuras humanas e monumentos como esfinges.
O evento é inaugurado oficialmente no início de janeiro, tem duração de pouco mais de um mês e, durante este tempo, as edificações quase não apresentam derretimento, suportadas pelas baixíssimas temperaturas da área.
E, lá dentro, o turista se sente no meio de uma verdadeira cidade congelada: em 2019, por exemplo, o festival exibiu esculturas inspiradas em templos orientais, arranha-céus e castelos medievais (tudo em grande escala).
Em todas as suas edições, é possível caminhar em espécies de ruas no meio das obras e, à noite, admirar grande parte do complexo intensamente iluminado de maneira colorida, em um efeito visual capaz de gerar grandes fotos e deslumbramentos intensos no público.
Neste ano, houve também uma seção dedicada exclusivamente a bonecos de neve (perfeitamente executados) e locais onde o público podia interagir com as esculturas: em uma delas, as crianças tinham a chance de brincar em escorregadores de gelo.
Em Harbin também foi feita, em 2007, o que o Guinness World Records atestou como "a maior escultura de neve do mundo".
Realizada por 600 artistas de 40 países do mundo (e composta por 3.398 m³ de neve), a obra alcançou 35 metros de altura e exibiu construções como uma igreja russa e uma catedral francesa.
O gelo usado no festival é retirado do rio Songhua, que banha Harbin e que, já em dezembro, se encontra congelado.
Mais atrações
Além do festival (que, internacionalmente, é conhecido como Harbin International Ice and Snow Sculpture Festival), Harbin oferece atrações turísticas interessantes para o visitante.
Lá está, por exemplo, o incrível edifício da Ópera de Harbin, com um projeto arrojado assinado pelo famoso arquiteto chinês Ma Yansong e palco para apresentações artísticas de alto nível.
Uma das principais vias turísticas da cidade, por sua vez, se chama Zhongyang Dajie, um local aberto apenas para pedestres e que fica junto a belos edifícios históricos.
E ainda é possível realizar lindas caminhadas ao ar livre perto do rio Songhua. Mas deixe para fazer isso apenas quando o clima não estiver absurdamente frio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.