Neste lago da Oceania, turistas nadam no meio de milhares de águas-vivas
Localizado no oceano Pacífico, Palau é um arquipélago tão bonito quanto desconhecido.
Além de abrigar praias paradisíacas banhadas por um cristalino mar azul-turquesa, este remoto destino oferece um atrativo turístico capaz de causar calafrios em muita gente.
Trata-se do lago marinho Ongeim'l Tketau, no qual turistas mergulham para praticar uma atividade que, à primeira vista, não parece muito convidativa: nadar no meio de milhares de águas-vivas.
Equipados com máscaras de snorkel, os viajantes entram na água límpida (que apresenta uma ótima visibilidade) e se veem cercados por uma legião destes bichos, que se movem pra lá e pra cá com seu corpo gelatinoso e transparente.
Quem vê as fotos desta cena tem tudo para pensar que, a qualquer momento, os nadadores irão tocar nas criaturas e se queimar.
Mas não é o caso: as águas-vivas presentes no lago Ongeim'l Tketau, chamadas Mastigias papua etpisoni, não causa danos ao ser humano. E, com uma tonalidade dourada, chegam até a parecer bonitas para os turistas.
Pode ser uma atividade lisérgica flutuar entre elas.
E a beleza do lago contribui para a qualidade da experiência: com aproximadamente 400 metros de comprimento e 30 metros de profundidade, o Ongeim'l Tketau faz parte de uma área chamada Rock Islands Southern Lagoon, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco e que reúne ilhas verdejantes e uma fauna riquíssima, com 13 espécies de tubarões, pássaros coloridos e animais como o mamífero marinho dugongo.
Reaberto após dois anos
O lago Ongeim'l Tketau foi reaberto para os turistas em 2018, após se encontrar dois anos fechado para visitas.
O local ficou interditado após a ocorrência de uma drástica queda da sua população de águas-vivas, causada por mudanças climáticas.
Responsável por monitorar as condições do ecossistema do lago, a instituição Coral Reef Research Foundation constatou que o número das águas-vivas voltou recentemente a níveis considerados normais e, por isso, o lugar pode novamente receber visitantes.
É possível ir a Palau com voos diretos desde o aeroporto de Incheon, que serve a cidade de Seul, na Coreia do Sul.
A Palau Dive Adventures é uma das mais conhecidas agências que realizam tours para o lago das água-vivas.
Mergulho com tubarões
Na África do Sul é também possível ingressar na água ao lado de criaturas que costumam causar medo nos seres humanos.
Lá, na região de Gansbaai, a cerca 160 quilômetros da Cidade do Cabo, turistas têm a chance de entrar em gaiolas para submergir no oceano e ficar cara a cara com o Carcharodon carcharias (também conhecido como grande tubarão-branco).
O animal chega a ter seis metros de comprimento e seus dentes afiadíssimos podem ser vistos com nitidez pelos viajantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.