Cidade de "Game of Thrones" deve banir novos negócios para diminuir turismo
Dubrovnik, cidade costeira da Croácia, quebrou seu próprio recorde de turistas em 2018, recebendo 1.271.657 visitantes, um aumento de 7% em relação a 2017, que também foi um ano inusitado, com mais de um milhão de pessoas.
O crescimento exponencial se deve à série "Game of Thrones", que usou o local para representar o continente Westeros, onde se passa a maior parte da história... é lá que está localizada a cidade Porto Real, onde fica o tão desejado trono.
O prefeito e o conselho votarão em dezembro uma proposta que proíbe os proprietários de restaurantes de colocar mesas ou cadeiras nos próximos cinco anos - e isso significa essencialmente que não haverá novos estabelecimentos na cidade durante esse período.
Além disso, se um restaurante fechar, um novo empreendimento não pode ocupar o espaço durante esse tempo.
Há dois anos, Mato Frankovic, prefeito de Dubrovnik, estabeleceu um limite de 4 mil visitantes na Cidade Velha e pediu às operadoras de navios ajuda para controlar chegadas e partidas.
Ele fechou 80% das lojinhas de lembrancinhas da cidade e reduziu em 20% o número de mesas ao ar livre em restaurantes. E no início desta semana, o conselho da cidade votou em reduzir o número de opções de locais abertos em outros 10%.
Dubrovnik está tentando desesperadamente acompanhar o aumento de turistas, especialmente nas ruas já apertadas da Cidade Velha. No verão passado, a própria UNESCO alertou as autoridades que precisavam considerar a "capacidade sustentável de pessoas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.