Aluguel de residência ou hotel? Qual é a melhor hospedagem para as férias
Plataformas de aluguel de residências como Airbnb e AlugueTemporada chegaram com tudo no mercado do turismo: hoje, a primeira oferece mais de 7 milhões de opções de hospedagem em 191 países, enquanto a segunda reúne mais de 2 milhões de imóveis em 180 nações do globo.
A indústria hoteleira, entretanto, continua firme e forte na disputa pela preferência dos turistas: grandes redes não param de abrir novos estabelecimentos por todo o planeta.
As experiências dos dois tipos de hospedagem, porém, são bem diferentes. Saiba qual destes tipos de estadia mais combina com você e planeje sua próxima viagem.
Vantagens do aluguel de residências
Conforto caseiro
Segundo o Airbnb, uma de suas missões é fazer com que as pessoas se sintam em casa em qualquer lugar do mundo, "de uma família que precisa de uma casa grande inteira para as férias até executivos que viajam a trabalho e preferem um ficar apartamento pequeno", diz Sarah Galvão, gerente de marketing da plataforma.
Já Georgia Barcellos, do AlugueTemporada, aponta também como benefício ter controle da sua rotina ainda que fora de casa, como tomar o café da manhã a qualquer hora, preparar comida em uma cozinha própria e não ter que dividir os espaços comuns com outros hóspedes.
Variedade de residências
Em ambos os serviços, é possível encontrar casas, apartamentos, mansões, barcos e até castelos ou apenas um quarto dentro de uma propriedade.
Além disso, filtros permitem encontrar as residências que mais tenham a ver com as necessidades dos viajantes, com cozinha, máquina de lavar, piscina, berço ou que aceitem pets - caso de alguns hotéis, mas bem menos frequente.
A viagem é para a família toda ou um grupo maior de amigos? Ao contrário dos hotéis, nessas plataformas é possível encontrar imóveis que podem receber mais de 15 pessoas.
Atendimento mais pessoal
Via de regra, você irá falar diretamente com o dono do imóvel.
Diferente da formalidade dos hotéis, quem melhor que um morador local para dar dicas de passeios mais originais, como um restaurante delicioso que não é mencionado nos guias de viagem ou uma baladinha animada que só os nativos frequentam?
Experiência de viagem mais autêntica
Ficar em um imóvel destes serviços também pode tornar o turista praticamente um local. Sem os serviços de um hotel, ele se verá obrigado a ir no mercadinho da esquina e até interagir com a vizinhança.
Vantagens dos hotéis
Atendimento profissional
Os donos das residências podem até proporcionar um bom serviço para os hóspedes, mas vale lembrar que eles não têm o mesmo profissionalismo da indústria hoteleira.
Cancelamento abrupto da estadia, por exemplo, dificilmente aconteceria em um hotel de qualidade, mas a não é uma situação incomum para quem busca alugar um imóvel por temporada.
Infraestrutura e serviços mais completos
Em estabelecimentos hoteleiros e resorts de qualidade, é mais fácil encontrar espaços de lazer e bem-estar com piscinas, sauna e quadras esportivas.
Para Cincinato Lui Cordeiro, da rede Slaviero, hotéis também oferecem "um leque mais completo de serviços, que inclui limpeza diárias dos quartos, portaria, recepção, concierge e café da manhã".
Geralmente, os hóspedes das residências das plataformas de aluguel pagam uma taxa de limpeza do imóvel, mas este serviço só costuma ser realizado depois do check-out. Ou seja: a limpeza do dia a dia, provavelmente, terá que ser realizada por você mesmo.
Segurança e praticidade
Kelly Merryfield, do Trump Hotel New York (Estados Unidos), reforça a segurança 24 horas que os grandes hotéis oferecem e lembra outras facilidades, como espaço para deixar a bagagem depois do check-out.
Em contrapartida, o Airbnb diz que "tem uma série de processos e ferramentas de segurança para garantir uma experiência de viagem positiva para todos os envolvidos, como o cadastro detalhado de hóspedes, anfitriões e acomodações, e o sistema de comentários em que hóspedes e anfitriões se avaliam".
Comodidade
Hotéis também podem ser uma boa opção para quem é adepto do mínimo esforço na hora de planejar e realizar passeios pelo destino visitado.
Em lugares muito turísticos, diversos estabelecimentos hoteleiros costumam organizar transporte ou tours guiados para atrativos locais.
Em Orlando (EUA), por exemplo, há hotéis que levam seus hóspedes para os parques de diversão. Já em Cancún (México) e Punta Cana (República Dominicana), é possível contratar, dentro dos próprios resorts, excursões para praias e outros cartões-postais.
Pesquise antes de fazer qualquer reserva
Qualquer que seja a opção de hospedagem, as avaliações de outros viajantes sobre estas hospedagens é uma grata aliada na hora de planejar uma viagem.
No caso das residências de aluguel turístico, esta pesquisa é feita dentro das próprias plataformas. No Airbnb, por exemplo, cada anúncio de imóvel vem acompanhado pelas opinião de pessoas que já se hospedaram no local, dando pareceres sobre quesitos como limpeza, localização e atendimento do proprietário.
E, no caso dos hotéis, a pesquisa pode ser realizada no site TripAdvisor, que reúne milhões de avaliações, dadas por turistas, sobre estabelecimentos hoteleiros do mundo inteiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.