Vila austríaca que inspirou "Frozen" atrai multidão de turistas
Apenas 780 pessoas moram na pequena vila de Hallstatt, localizada nos alpes austríacos. Porém, este número está se multiplicando com uma multidão de turistas que visita diariamente o local depois que ele inspirou a criação de um reino de conto de fadas em "Frozen".
O cenário é cinematográfico: um diminuto povoado escondido entre as montanhas de Salzkammergut, na Áustria, à beira do lago Hallstätter See. Tudo emoldurado por alpes que ficam cobertos de neve durante o inverno.
Aproximadamente 10 mil pessoas visitam a cidade por dia, segundo estimativa do The Sun. O sucesso da vila entre os turistas se tornou viral depois que o lugar foi tema de um programa de viagens na Coreia do Sul.
No filme da Disney, Hallstatt é a reino fictício de Arendelle, palco de aventuras das irmãs Elsa e Anna e o simpático boneco de neve Olaf. Atualmente, a vila transformou-se em cenário "instagramável" para selfies, vídeos feitos por drones e até ensaios românticos.
Segundo o The Sun, o prefeito da cidade, Alexander Scheutz, está preocupado com o movimento e quer impedir o fluxo descontrolado de turistas."Hallstatt é uma peça importante da história cultural, não um museu. Queremos reduzir os números [de turistas] em pelo menos um terço, mas não temos como detê-los", afirmou.
A história do povoado
Desde o ano de 1997, Hallstatt é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. A cidade é conhecida pela produção de sal a partir das minas locais - a Salzwelten é considerada a mais antiga do mundo.
Em relação ao turismo, a Market Square é o local onde estão reunidos os hotéis, bares, restaurantes e lojinhas de souvenir que agradam aos turistas. A Igreja Evangélica está localizada logo o lado e é um dos locais mais fotografados da vila austríaca. O mirante Skywalk também é um dos lugares imperdíveis para quem deseja registrar fotos da viagem.
O sucesso do lugar é tanto que uma empresa de mineração chinesa construiu uma réplica da cidade em Luoyang, na China.
Em 30 de novembro de 2019, a vila sofreu um incêndio, destruindo algumas das casas históricas que fazem parte da orla; a polícia ainda está investigando o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.