Topo

Turismo em Acapulco é afetado por conflitos entre cartéis da droga

29/04/2010 06h06

Acapulco (México), 29 abr (EFE).- Acapulco sediou esta semana a maior feira de turismo do México, em meio aos conflitos entre cartéis da droga, que semearam o terror nos últimos meses com tiroteios em regiões turísticas da cidade.

 

Destino turístico de estrelas de Hollywood nos anos 50 e 60, Acapulco foi palco do terceiro casamento de Elizabeth Taylor.

 

Além disso, recebe anualmente a chamada Tianguis Turístico, a maior feira do setor no país, que teve sua 35ª edição este ano.

 

"Todo o mundo tem uma experiência de verão em Acapulco", declarou a Efe Jesús Radilla, diretor da Secretaria de Turismo da cidade.

 

No entanto, tamanho potencial turístico divide espaço com o tráfico de drogas, com frequentes tiroteios e mortes em conflitos entre os cartéis mexicanos.

 

"Nós não queremos esconder a realidade, é um momento difícil, mas se seguirmos falando de violência, no final teremos um clima de fracasso", declarou a Efe o governador do Estado de Guerrero, Zeferino Torreblanca.

 

No dia 15 de março, que foi feriado no México, as 35 mortes violentas registradas em todo o estado de Guerrero puseram as autoridades de Acapulco em alerta.

 

Na cidade, no dia 14 de abril um tiroteio entre supostos traficantes e policiais federais deixou um saldo de seis mortos, entre eles dois menores e sua mãe, que foram surpreendidos em seu carro, na turística Avenida Miguel Alemán.

 

Mas o governador insistiu em que a violência não está centralizada nas áreas turísticas do estado, o que foi apoiado por Radilla, que afirmou que "os cartéis (...) quase não interferem no turismo".

 

Manuel Añorve, prefeito de Acapulco, disse à Efe que sua cidade "se deve hoje ao turismo nacional. Nosso mercado mais forte é o Distrito Federal e sua região metropolitana", disse.

 

Mas a fama turística da cidade está em risco, diante da sensação de insegurança e sua repercussão na mídia.

 

Para atrais mais visitantes, o estado quer acrescentar a sua oferta outras atrações, como suas quase desconhecidas pinturas rupestres.

 

O famoso hotel Las Brisas, que em 2008 completou 50 anos, é um dos atrativos. Com suas 263 suítes, o antigo estabelecimento resiste à presença de edifícios modernos na beira na praia.

 

Brigitte Bardot, a família Kennedy, Brad Pitt e Sandra Bullock foram alguns dos hóspedes ilustres do hotel, que garante "muita discrição e um tratamento incomparável" a seus clientes, disse à Efe a gerente de vendas Silvia Lira.

 

Um exemplo mais inovador é o recém inaugurado Banyan Tree Cabo Marques, uma prédio sustentável construído à beira mar.

 

Silvia reconheceu que 2009, marcado pela recessão econômica e pelo vírus A(H1N1), foi um ano difícil, e que 2010, com o aumento do crime organizado, não tem sido melhor.