Topo

Praça em Sergipe se candidata a Patrimônio Mundial da Unesco

06/07/2010 11h08

Paris, 6 de jul (EFE).- A praça São Francisco, na cidade sergipana de São Cristóvão, é uma das 32 candidatas a se juntar à lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

 

Entre as candidaturas, seis são de bens naturais, 24 de bens culturais e duas, mistas. O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco estudará todas as propostas em sua reunião anual, que acontecerá entre os dias 25 de julho e 3 de agosto em Brasília.

 

Nove das candidatas são ampliações de outros lugares já inscritos na lista, que até o momento inclui 878 locais de "valor universal excepcional" em 148 países que assinaram a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, aprovada em 1972.

 

O Comitê do Patrimônio Mundial é o órgão encarregado de aplicar a convenção e, a cada ano, acrescenta novos locais à lista.

 

As candidaturas são examinadas por dois organismos consultivos: o Conselho Internacional sobre Monumentos e Lugares (Icomos, na sigla em inglês), que analisa os locais culturais, e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que faz o mesmo com os bens culturais.