Topo

Após avaria, Rolls-Royce terá que trocar motores de todos os Airbus A380

18/11/2010 00h10

Sydney (Austrália), 18 nov (EFE).- Os cerca de 40 aviões Airbus A380 espalhados pelo mundo terão que passar pela troca de seus motores da marca Rolls-Royce, depois que um deles se incendiou em pleno vôo neste mês, anunciou a companhia aérea australiana Qantas nesta quinta-feira.

O chefe-executivo da Qantas, Alan Joyce, indicou à imprensa que a companhia negocia com a Airbus a substituição dos motores de seus seis A380 por novos modelos que ainda estão sendo fabricados pelo consórcio europeu.

Há três semanas, um A380 da companhia precisou efetuar uma aterrissagem de emergência em Cingapura após sofrer uma avaria em um dos quatro motores, que explodiu pela combustão de óleo, segundo a investigação preliminar.

Desde então, todos os A380 da Qantas estão fora de operação, embora a companhia tenha dado sequência à compra dos 14 aviões que tinha encomendado à Airbus.

Trata-se do primeiro problema técnico grave desde o primeiro voo comercial do maior avião de passageiros do mundo, há três anos. A aeronave, de 73 metros de comprimento, pode abrigar até 853 passageiros em seus dois andares.