Topo

Bom e barato: conheça os melhores albergues do mundo

11/02/2011 16h25

SÃO PAULO – Para quem pensa em viajar e economizar, os albergues tornaram-se boa opção. Se há alguns anos, os albergues eram sinônimos de lugares sujos e mal cuidados, hoje são hospedagens que entram na lista dos turistas, principalmente dos mais jovens. Para selecionar os melhores albergues do mundo, o site Hostelworld.com todos os anos, desde 2006, elabora um ranking das melhores hospedagens dessa categoria, na escolha dos internautas.

Embora não esteja no ranking dos melhores do mundo, o alberque Barra Guest Hostel, que fica em Salvador, foi considerado o melhor albergue do Brasil. Para escolherem os melhores hostels do mundo, os internautas analisaram critérios como ambiente, localização, estrutura, segurança, limpeza e diversão. Em todos os critérios, o albergue baiano obteve uma média de 93% de aprovação, sendo que a maior aprovação foi no quesito segurança (96%) e a menor em diversão (88%).

Considerando os melhores da América Latina, o Andes Hostel conquistou a liderança. No geral, o albergue chileno obteve em média 89% de aprovação, tendo conquistado 96% de aprovação em localização e 83% em diversão. Em segundo lugar da lista dos melhores da América Latina, ficou o Hostel Suites Florida, com 87% de aprovação. A menor aprovação conquistada pelo albergue argentino foi com o quesito limpeza (82%) e a maior, com o critério localização (95%).

Na terceira posição do ranking latino ficou outro albergue argentino, o Hostel Suites Obelisco, que obteve 86% de aprovação, em média. O critério melhor avaliado foi a localização, aprovada por 95%, e o pior avaliado foi a diversão, aprovada por 82%.


Os melhores do mundo

Com 98% de aprovação, o Travellers House, localizado em Lisboa, Portugal, ganhou o título de melhor albergue do mundo de 2011. Para os critérios localização e estrutura, o hostel obteve 99% de aprovação. Ambiente e segurança conquistaram 98% de aprovação, cada item.

O fator diversão conquistou 97% de aprovação. E a limpeza obteve a pior avaliação dentre os critérios, de 96%. De acordo com o ranking, o albergue lisboeta fica na área histórica e central da cidade e está perto das melhores atrações de Lisboa. E, apesar da construção ser de 250 anos atrás, o albergue conta com acesso à internet banda larga, TV a cabo, bar e outras comodidades para os turistas.

Esta não é a primeira vez que o hostel lisboeta conquista o ranking. No ano passado, ele também ficou em primeiro lugar, assim como em 2009 e 2008.

Outro hostel lisboeta ficou no ranking. O Lisbon Lounge Hostel conquistou a segunda colocação pela segunda vez seguida. No ranking deste ano, obteve 96% de aprovação. Localização e limpeza foram aprovados com 98% cada. Já ambiente e estrutura conquistaram 97% de aprovação cada item. Segurança vem depois, com 95%, seguida pela diversão, aprovada com 92%.

Segundo o ranking, o albergue fica no coração de Lisboa, no centro baixo da cidade, perto de supermercados, teatros, restaurantes, museus e da maioria dos meios de transporte público. O albergue também tem localização privilegiada para quem gosta de sair à noite, pois fica perto de uma das melhores áreas para as atividades noturnas, o Bairro Alto.

Lisboa liderou o ranking neste ano, pois um albergue da cidade também conquistou a terceira colocação. O Living Lounge Hostel foi aprovado com 96%. Dentre os critérios, o mais bem avaliado foi a localização, aprovada por 98%, seguida pelo ambiente, estrutura e limpeza, que receberam 97% de aprovação, cada item. A segurança e a diversão obtiveram 96% e 93% de aprovação, respectivamente. Desde 2008, o albergue fica na terceira colocação do ranking mundial.