Turista recebe orientações em guia lançado pelo Ministério do Turismo
SÃO PAULO – o Ministério do Turismo (MTur) lançou a segunda edição do guia de bolso Viaje Legal, oferecendo mais dicas aos turistas de como se planejar e organizar sua viagem.
De acordo com a Agência Brasil, a cartilha também foi elaborada no sentido de ajudar os viajantes a aproveitarem melhor o destino escolhido, orientando sobre como lidar com imprevistos a exemplo de cancelamentos de voos, overbooking (superlotação) em hotéis e violação do direito do consumidor.
Reclamações
Os temas que são tratados pela cartilha foram escolhidos tendo como base as reclamações e as denúncias que o ministério do Turismo recebe. Também foram considerados temas enviados por outros órgãos, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Infraero e ministérios da Saúde.
Entre as propostas do guia, também vale destacar a intenção em facilitar a vida do consumidor no sentido de explicar sobre informações referentes à legislação atual.
Recomendações
O guia concentra recomendações referentes a diversos temas, como compra de pacotes de viagem, transporte de animais, quebra de contrato de serviços turísticos, ingresso de produtos de origem orgânica no Brasil e cuidados com a documentação exigida para embarque em ônibus e aeronaves.
Além disso, o interessado encontra dicas de como proceder diante de situações como extravio de bagagem, contaminação por alimentos e acidentes com animais peçonhentos.
Viaje legal
O guia de bolso Viaje Legal pode ser encontrado no site da campanha, onde o interessado também pode acessar o Cadastur, sistema que possibilita consultar empresas e profissionais do setor regularizados no ministério do Turismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.