Topo

Anúncio de compra faz GOL e Webjet virarem assunto mais comentado nas mídias sociais

14/07/2011 16h59

SÃO PAULO – No dia 8 de julho, a Gol Linhas Aéreas anunciou oficialmente a compra da Webjet. O anúncio gerou no dia grande movimentação do nome das duas empresas nas mídias sociais, cerca de 14 vezes a mais que no dia anterior. Os dados são de pesquisa realizada pela Miti Inteligência e divulgada nesta quinta-feira (14).

Enquanto no dia 7 de julho, as citações sobre as duas empresas não chegavam a 350, no dia do anúncio da compra, foram mais de 4.580 menções. Entre os dias 7 e 11 de julho, o número de interações chegou a 12.679.

Assunto
Nas citações do dia do anúncio da compra, 51,5% foram replicações de notícias referentes às negociações. Em seguida, 38,6% traziam as impressões dos internautas sobre o assunto.

Segundo a gerente de Inteligência e Marketing da Miti Inteligência, Elizangela Grigoletti, 80% das menções foram categorizadas como neutras, pois os usuários apenas contavam o fato, sem ainda emitir opinião sobre o assunto. “Ainda assim, mais de 17,7% dos internautas fizeram comentários negativos, 6,5 vezes mais do que os positivos”, completa.

De acordo com o levantamento, os usuários demonstraram apreensão sobre as expectativas com relação à qualidade de serviço, preços e tarifas. “Muitos internautas mostraram-se receosos sobre como a fusão pode afetar o mercado de viagens aéreas. Mais do que nunca, as empresas precisam conhecer os receios dos passageiros e continuar atuando fortemente no relacionamento com o público via web e redes sociais”, explica Elizangela.

Companhias na web
A Miti também avaliou como as companhias aéreas atuam na web para se aproximarem dos seus consumidores.

Das quatro companhias analisadas, a TAM é a que tem maior número de seguidores no Twitter: mais de 219 mil. “A companhia responde aos consumidores que buscam esses canais para tirar dúvidas, elogiar e até mesmo reclamar. O SAC 2.0 viabiliza esse diálogo entre marcas e consumidores”, explica a gerente.

A GOL também utiliza o Twitter da mesma forma que a TAM, porém, não disponibiliza a área de discussão em sua página no Facebook, abrindo essa possibilidade apenas por meio de um formulário.

Outra companhia que também faz grandes investimentos na internet é a Azul. Além da página no Twitter, a empresa tem uma das páginas de Facebook com grande número de fãs do Brasil. Mais de 192 mil pessoas curtiram a fanpage, colocando a companhia no ranking das mais populares entre as brasileiras.

A recém-vendida Webjet, a menor dentre as quatro empresas analisadas, também atua nas mesmas mídias sociais que suas concorrentes, mas ainda reúne o menor número de seguidores e fãs.